Portal Eventos
Maranhense Série A
Em 05 de março de 2014 às 15:25

Novo regulamento do Maranhense é cruel com os campeões do 1º Turno

Todos os clubes que venceram o turno, acabaram com o vice-campeonato estadual

da Redação -

Maranhão - O Sampaio Corrêa foi campeão do 1º Turno do Campeonato Maranhense com dois empates em cima do Moto Club (1 a 1 e 2 a 2). De quebra, o clube de São Luís garantiu vaga na decisão do Estadual, caso não venha a conquistar o 2º Turno. Mas de acordo com o levantamento do Sr. Goool, o Tubarão precisa tomar cuidado.

 Sampaio Corrêa quer mudar a história do Maranhense!
Desde que a Federação Maranhense de Futebol (FMF) adotou a atual fórmula de disputa, em 2012, todos os clubes que venceram o turno, acabaram com o vice-campeonato. Logo no primeiro ano com o novo formato, o Sampaio Corrêa participou da decisão do Maranhense.

O Maranhão foi campeão do 1º Turno ao superar o Viana. Na decisão, o MAC enfrentou o Sampaio que havia ganho o returno em cima do Cordino. Com duas vitórias - 3 a 0 fora e 2 a 1 em casa -, o Sampaio Corrêa garantiu o título da temporada 2012. No ano passado, a mesma história se repetiu.

O Imperatriz ficou com o título do 1º Turno ao superar o Bacabal com empate, por 3 a 3, fora de casa, e triunfo, por 1 a 0, diante da torcida. No 2º Turno, o Maranhão abocanhou o título ao vencer o Sampaio Corrêa em casa (1 a 0) e empatar fora (2 a 2). Embalado, o MAC ficou com o título definitivo do Estadual 2013.

Agora, o Sampaio Corrêa terá a chance de encerrar este histórico negativo para os campeões do turno. O Sampaio Corrêa é o maior vencedor do Maranhense com 31 conquistas. Também residente na capital São Luís, o Moto Club vem na segunda colocação, com 24 títulos, contra 14 do Maranhão - atual campeão. O Luso, também de São Luís, ostenta oito conquistas, enquanto o Ferroviário soma quatro - uma a mais do que o Tupan.

A lista dos campeões da capital segue com Fênix, FAC, Vitória do Mar, Sírio e Vasco. Todos com um título cada. O interior só deu a volta olímpica em três oportunidades no Campeonato Maranhense. JV Lideral e Imperatriz representam a cidade de Imperatriz - distante a 626 km da capital São Luís. O outro título do interior foi do Bacabal, da cidade homônima e distante a 240 km da capital.

Regulamento:

No 2º Turno do Campeonato Maranhense, os clubes enfrentarão os clubes do outro grupo em jogos apenas de ida. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão para o mata-mata. As semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta.

Se um mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão estadual. Caso contrário, haverá a final entre os dois vencedores em jogos de ida e volta. O campeão ganhará vaga na Série D 2014 e na Copa do Nordeste e Copa do Brasil 2015. O vice-campeão também disputará a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil 2015. Os dois últimos colocados na classificação geral serão rebaixados à Série B.