Portal Eventos
Amazonense Série A
Em 01 de fevereiro de 2014 às 12:03

Atual campeão, Princesa do Solimões pode repetir Penarol e fazer história no Amazonense

Até hoje, apenas um clube do interior conquistou o genuíno bicampeonato estadual

da Redação -

Amazonas - O Campeonato Amazonense 2014 terá início, neste sábado, com cobertura total do Sr. Goool. Serão dez clubes, sendo cinco do interior e cinco da capital. Apesar desta divisão na quantidade de representantes, a capital dá de goleada no interior em relação a títulos. Por isso, o atual campeão Princesa do Solimões poderá fazer história na temporada.

 Princesa do Solimões quer a taça pela segunda vez seguida!
O clube de Manacapuru poderá se tornar apenas o segundo bicampeão do interior. Até hoje, apenas o Penarol ostenta tal façanha. Com sede em Itacotiara, o Penarol faturou os títulos de 2010 e 2011 do Estadual Amazonense. Aliás, este foi o último bicampeonato genuíno da competição.

Além de Princesa e Penarol, apenas Grêmio Coariense, de Coari (2005), e Holanda, de Rio Preto da Eva (2008), foram campeões pelo interior. Há 14 clubes da capital que já deram, ao menos, uma volta olímpica. O Nacional, com 41 títulos, é o maior vencedor do Amazonense. O Rio Negro, por sua vez, ostenta 16 conquistas.

Já o São Raimundo soma sete, contra seis de América e Fast Clube. O Olympico tem três títulos, enquanto Sul América, Auto Esporte, Portuguesa, Cruzeiro do Sul, Manaos Atletic, Rodoviária, Santos e Manaos Sporting somam um cada.

Campeão em 2013, o Princesa do Solimões está no Grupo A ao lado de Fast Clube, Manaus e Sul América - todos da capital -, além do Iranduba, da cidade homônima. O Grupo B conta com Holanda, de Rio Preto da Eva, Nacional Borbense, de Borba, e Penarol, além dos representantes de Manaus - Nacional e São Raimundo.

Regulamento:
Na primeira fase (Taça Estado do Amazonas), os dez clubes serão divididos em dois grupos com cinco representantes cada. Após jogos dentro dos próprios grupos, os dois melhores de cada chave se classificarão para as semifinais. No sistema de mata-mata, serão conhecidos os finalistas e o campeão. Em caso de empate na semi e na final, a decisão será nos pênaltis.

Na segunda fase (Taça Cidade de Manaus), o regulamento será o mesmo, mas os clubes enfrentarão os rivais da outra chave. Se um mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão. Caso contrário a decisão será em duas partidas. Enquanto isso, os dois piores colocados, na somatória dos dois turnos, serão rebaixados.

Confira os jogos da 1ª rodada do Campeonato Amazonense:

*Horário de Brasília

Grupo A

Sábado
17h30

Fast Clube x Sul América

Domingo
17h30

Princesa do Solimões x Manaus

Grupo B

Sábado
17h30

Nacional x Nacional Borbense

Domingo
17h

Penarol x Holanda