Portal Eventos
Paranaense 1ª Divisão
Em 20 de janeiro de 2014 às 11:54

Coritiba volta a perder na estreia do Campeonato Paranaense após seis anos

Atual tetracampeão estadual foi surpreendido pelo campeão da 2ª Divisão paranaense

da Redação -

Paraná - Atual tetracampeão estadual, o Coritiba foi surpreendido pelo Metropolitano Maringá - campeão da 2ª Divisão -, no último domingo, durante a estreia do Campeonato Paranaense. A derrota, por 2 a 1, no Estádio Willie Davids, em Maringá, colocou fim a invencibilidade de seis anos em estreias do Coxa.

Nas últimas temporadas, o Coritiba estreou quatro vezes com vitória e duas com empate. Neste período, o clube da capital foi campeão em 2008, 2010, 2011, 2012 e 2013. Apenas em 2009, mesmo com o empate sem gols diante do Iraty, o Coxa amargou o vice-campeonato estadual.

 Na última vez em que tinha sido derrotado na estreia, Coxa viu um rival do interior ficar com o título paranaense!
Sem falar que, na última vez em que o Coritiba havia perdido na estreia do Paranaense, o título ficou com o interior. Em 14 de janeiro de 2007, o Coxa caiu diante do Rio Branco, fora de casa, por 2 a 1. Meses depois, o Paranavaí fez a festa do interior - pela última vez - no Campeonato Paranaense.

Para se recuperar do tropeço, o Coritiba voltará a campo na próxima quarta-feira, às 21h50, novamente fora de casa, no Estádio dos Pássaros, onde enfrentará o Arapongas, pela 2ª rodada. O rival do Coxa estreou com empate, por 3 a 3, diante do JMalucelli. Augusto, do Arapongas, ainda foi o responsável pelo primeiro gol da Edição 2014 do Campeonato Paranaense, aos 15 minutos do 1º Tempo.

Campeões!
De acordo com a Federação Paranaense de Futebol (FPF), 18 clubes já foram campeões do Estadual de 1915 para cá. O Coritiba é o recordista com 37. O Atlético soma 22 conquistas, contra oito do Ferroviário. Britânia e Paraná têm sete cada. A lista ainda segue com Grêmio Maringá (3), Londrina (3), Palestra Itália (3), Pinheiros (2), Paranavaí (1), América-Paraná (1), Água Verde (1), Cascavel (1), Colorado (1), Comercial (1), Internacional (1) - primeiro campeão da história do Estadual -, Iraty (1) e Monte Alegre (1).

Em 1980, o título da competição foi dividido entre Cascavel e Colorado. Já em 2002, por conta dos regionais, houve duas disputas. O Iraty faturou o Paranaense, sem a presença dos grandes, e o Atlético ficou com o título do chamado Supercampeonato Paranaense.

O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Mundo.

Regulamento:
Na Primeira Fase, os 12 se enfrentarão em turno único. Os oito melhores colocados se classificarão para o mata-mata, enquanto os quatro últimos colocados disputarão o Grupo do Descenso. Esses quatro clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados.

Nas quartas-de-final, semifinal e final, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Em caso de empate nos pontos e saldos de gols, a decisão será nos pênaltis.