Portal Eventos
Paraibano 1ª Divisão
Em 11 de janeiro de 2014 às 12:04

Entre os campeões, Auto Esporte amarga o maior jejum de títulos no Paraibano

Dos dez clubes da Edição 2014 do Estadual, apenas CSP, Queimadense e Sport Campina nunca foram campeões

da Redação -

Paraíba - O Auto Esporte, entre os sete campeões que estarão no Campeonato Paraibano 2014, é o clube que detém o maior jejum de títulos do Estadual. O clube de João Pessoa não faz a alegria dos seus torcedores desde 1992, quando faturou seu sexto título. Naquela vez, em cima do Treze. Lá se vão 22 anos.

Mas há outros campeões que também amargam longos jejuns. O Santa Cruz, por exemplo, está de volta à elite, mas não dá volta olímpica desde o bi de 1995 e 1996. O clube de Santa Rita tem apenas esses dois títulos e despachou, respectivamente, Sousa e Botafogo.

Outro clube que entrará na Edição 2014 do Campeonato Paraibano para encerrar a seca é o Atlético Cajazeirense. O único título do clube de Cajazeiras é datado de 2002. Os outros quatro clubes campeões, por outro lado, não têm tanto desespero. O Sousa abocanhou seu segundo título estadual em 2009.

Nos dois anos seguintes, foi a vez do Treze vencer pela última vez. O clube de Campina Grande soma 15 títulos no total - o 3º maior campeão da Paraíba. O segundo é o Campinense, campeão pela última vez em 2012. A Raposa ostenta 19 conquistas, contra 26 do recordista e atual campeão Botafogo. Treze e Botafogo, na Copa do Nordeste, participarão apenas da segunda parte do Estadual.

Porta dos fundos!
Enquanto isso, CSP, Queimadense e Sport Campina são os clubes da Edição 2014 do Estadual que nunca foram campeões. Além do Santa Cruz, vice-campeão da 2ª Divisão, Queimadense e Sport Campina também subiram para a elite. Mas a dupla tem uma história nada agradável de ser contada.

Com as desistências do Nacional (7º colocado na 1ª Divisão em 2013) e do Esporte (campeão da 2ª Divisão), Queimadense e Sport Campina (3º e 4º colocados da 2ª Divisão, respectivamente) conquistaram o acesso. Na 2ª Divisão deste ano, foram apenas quatro clubes participantes (Esporte, Santa Cruz, Queimadense e Sport Campina). O Sport Campina foi além, perdeu todos os seis jogos, não balançou as redes, sequer, uma vez e ainda levou 24 gols.

O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Mundo.

Regulamento:
Seis clubes se enfrentarão, em jogos de ida e volta, no 1º Turno do Campeonato Paraibano. Os dois melhores colocados se classificarão para a fase final do Estadual e para o 2º Turno. O returno ainda terá o 3º e o 4º colocados do 1º Turno, além de Botafogo e Treze - representantes paraibanos na Copa do Nordeste. Os dois últimos colocados do 1º Turno, por outro lado, serão rebaixados.

No 2º Turno, os seis clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados se garantirão na fase final. Os clubes já classificados para a fase final serão desconsiderados, levando em conta o clube abaixo. A fase final terá semifinal e decisão.

O campeão terá vaga na Série D 2014 e na Copa do Brasil e Copa do Nordeste de 2015. O vice-campeão ficará com uma vaga na Copa do Nordeste de 2015.

Confira os jogos da 1ª rodada do Campeonato Paraibano 2014:

*Horário de Brasília

Domingo
17h

Campinense x Santa Cruz

18h
Sousa x CSP
Atlético Cajazeirense x Auto Esporte

Segunda-feira
21h30

Queimadense x Sport Campina