Portal Eventos
Copa do Nordeste
Em 31 de dezembro de 2013 às 17:50

Campeão da Copa do Nordeste sofre na disputa pelo título estadual

Apenas quatro clubes, nestas dez edições, conseguiram fazer a dobradinha

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Se vencer a Copa do Nordeste não é nada fácil, levar o torneio regional e ainda faturar o Campeonato Estadual beira o impossível. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, apenas quatro clubes, nestas dez edições, conseguiram fazer a dobradinha. Como a Copa do Nordeste foi disputada em várias épocas do ano, o Sr. Goool levou em conta sempre o Estadual seguinte ao término da competição regional.

Em 1999, por exemplo, o Vitória foi o grande campeão da Copa do Nordeste. O torneio foi realizado em junho e, como o Estadual daquele ano já havia terminado, o Sr. Goool considerou o Baianão 2000, que acabou com o Leão rubro-negro no lugar mais alto do pódio.

 Vitória foi um dos três clubes que conseguiu a dobradinha na Copa do Nordeste e no Estadual!
A Copa do Nordeste 2000 não teve este problema. O torneio regional foi disputado em março e teve o Sport como campeão. No Campeonato Pernambucano do mesmo ano, o Leão da Ilha completou a dobradinha. O Estadual de Pernambuco foi encerrado em julho, após a Copa do Nordeste.

Em 2001, foi a vez do Bahia comemorar em dobro. O Tricolor deu a volta olímpica na Copa do Nordeste em abril e, em junho, abocanhou o Estadual. A última vez em que um clube venceu os dois torneios foi em 2003. Naquela oportunidade, o Vitória foi campeão da Copa do Nordeste em 21 de março e do Estadual da Bahia em 23 de março. Maratona vitoriosa e rubro-negra!

Na trave!
Em todas as outras edições, o campeão da Copa do Nordeste não conseguiu repetir o feito no Estadual. O Campinense, em 2013, fez história ao conquistar seu primeiro título do torneio regional. Mas dois meses depois, a Raposa apenas observou a festa do rival Botafogo no Campeonato Paraibano.

Para que não reste dúvidas, o Sr. Goool levou em conta o campeão estadual de 95 para a Copa do Nordeste realizada em dezembro de 94. O mesmo aconteceu com o torneio regional de 97. No ano seguinte, a Copa do Nordeste foi realizada em junho e o campeão estadual analisado foi o de 99. Em 2010, com a Copa do Nordeste em dezembro, o vencedor Estadual foi de 2011. Já a Copa do Nordeste de 2002, em maio, deu a possibilidade de conferir o campeão estadual em junho.

O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Mundo.

Debutantes!
A Copa do Nordeste 2014 terá algumas novidades. Dois clubes vão debutar na competição. Campeão da Primeira Fase no Campeonato Baiano 2013, o Vitória da Conquista se classificou para a sua primeira Copa do Nordeste. Pelo estado baiano também estarão presentes Vitória e Bahia.

O outro novato é o Potiguar. Campeão do Estadual no Rio Grande do Norte 2013, o Time Macho estará ao lado do América de Natal - vice-campeão. O River Plate - vice-campeão sergipano - também seria um dos novatos, mas o clube desistiu. Assim, o Confiança ficou com a segunda vaga do Sergipe.

São sete estados com representantes na Copa do Nordeste. Apenas Bahia e Pernambuco contam com três clubes, enquanto os outros estados somam dois representantes cada.

Campeões!
O Estado da Bahia é o maior vencedor da Copa do Nordeste. Criada em 1994, a competição já viu quatro títulos do Vitória. Bahia e Sport somam dois cada. Enquanto isso, o Campinense se juntou ao América de Natal com um título cada.

Regulamento:
O regulamento da Copa do Nordeste 2014 segue o mesmo deste ano. Na primeira fase, os 16 clubes serão separados em quatro grupos de quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, classificarão os dois melhores de cada grupo.

Nas quartas-de-final, semifinal e final as partidas serão no sistema de mata-mata em jogos de ida e volta. Em caso de empate, saldo de gols, gols pró na casa do adversário e pênaltis serão os critérios de desempate no mata-mata.

Confira os campeões da Copa do Nordeste e dos Estaduais:

1994

Copa do Nordeste: Sport
Pernambucano: Santa Cruz

1997

Copa do Nordeste: Vitória
Baiano: Bahia

1998

Copa do Nordeste: América de Natal
Potiguar: ABC

1999

Copa do Nordeste: Vitória
Baiano: Vitória

2000

Copa do Nordeste: Sport
Pernambucano: Sport

2001

Copa do Nordeste: Bahia
Baiano: Bahia

2002

Copa do Nordeste: Bahia
Baiano: Vitória

2003

Copa do Nordeste: Vitória
Baiano: Vitória

2010

Copa do Nordeste: Vitória
Baiano: Bahia de Feira

2013

Copa do Nordeste: Campinense
Paraibano: Botafogo