Portal Eventos
Notícias
Em 24 de dezembro de 2013 às 06:45

Maioria dos Estaduais 2014 segue o padrão de rebaixar dois clubes por ano

Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014

da Redação -

São Paulo - Os Campeonatos Estaduais têm os mais variados regulamentos. Mas em um aspecto, a maioria é bem parecida. O número de rebaixamentos é quase uma receita pronta com o resultado de degolar dois clubes por temporada. São raros os casos que fogem da regra do descenso.

O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes.

Os Campeonatos do Acre, Amapá, Roraima e Tocantins ainda não divulgaram suas tabelas e regulamentos. Em Rondônia, a tabela até já foi divulgada, mas o regulamento segue obscuro. Se repetir a temporada 2013, o próximo Estadual rebaixará um clube em 2014.

Entre os 22 Estaduais analisados pelo Sr. Goool, apenas sete rebaixam mais ou menos clubes do que os "dois tradicionais". No Campeonato Cearense, por exemplo, com a ideia de diminuir o número de participantes em 2015, a Federação irá rebaixar três clubes e dar acesso a apenas dois.

No Gauchão, por sua vez, é tradicional rebaixar três clubes ao término do campeonato. A mesma tradição é observada no Paulistão. Mas como em São Paulo são 20 clubes ao todo, a Federação é "obrigada" a degolar quatro por ano. Enquanto isso, no Mato Grosso do Sul, a lógica seria rebaixar dois clubes.

Mas assim como no Ceará, a Federação Sul-matogrossense quer diminuir o número de participantes em 2015. Por isso, em 2014, será necessário rebaixar quatro clubes. Já no Rio Grande do Norte, os dirigentes são econômicos e rebaixam apenas um clube por ano.

Por fim, no Piauí não haverá temor de queda. A Federação, com o intuito de inchar o Campeonato Estadual de 2015, não irá degolar nenhum clube. Para piorar tudo, o Piauiense 2014 conta com oito clubes, ou seja, em 2015 serão nove integrantes. A cada rodada, um clube terá que folgar na tabela.

Confira o número de rebaixamentos nos Estaduais 2014:

Alagoano (2)

Amazonense (2)

Baiano (2)

Brasiliense (2)

Capixaba (2)

Carioca (2)

Catarinense (2)

Cearense (3)

Gaúcho (3)

Goiano (2)

Maranhense (2)

Mato-grossense (3)

Mineiro (2)

Paraense (2)

Paraibano (2)

Paranaense (2)

Paulista (4)

Pernambucano (2)

Piauiense (0)

Potiguar (1)

Sergipano (2)

Sul-mato-grossense (4)