Portal Eventos
Sul-mato-grossense Série A
Em 15 de dezembro de 2013 às 11:13

Sul-mato-grossense vai rebaixar quatro clubes para diminuir o número de participantes em 2015

Estadual do Centro-Oeste passará de 14 para 12 clubes na temporada de 2015

da Redação -

Mato Grosso do Sul - O Mato Grosso do Sul não conta com clubes nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Em 2013, o único representante do estado na Série D - Águia Negra - foi eliminado logo na fase de grupos. Sem grande poderio nacional, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) irá diminuir o número de participantes na competição de 2015.

Diz o atual regulamento do Estadual "Art. 11 - DESCENSO: As equipes classificadas na 1ª Fase em 6º e 7º lugares dos Grupos A e B sofrerão DESCENSO para a Série B 2015. A Série A de 2015 será disputada por 12 Associações, com a inclusão da Campeã e Vice da Série B de 2014".

O Campeonato Sul-mato-grossense passará de 14 para 12 clubes. Muitas Federações fazem o contrário ao inchar seus campeonatos ou manter as disputas com mais clubes do que manda o bom senso. Mas a FFMS pretende valorizar sua competição, aumentar o nível dos clubes e passar a sonhar com vagas em divisões superiores no Nacional.

O CENE, dono de cinco títulos, é o atual campeão do estado. O maior vencedor, porém, é o Operário, com dez conquistas, contra oito do Comercial. Já o Ubiratan soma três títulos, um a mais do que Águia Negra e Chapadão. Naviraíense, Ivinhema, Coxim, Nova Andradina e Corumbaense têm uma conquista cada.

Regulamento:
Os 14 clubes, divididos em dois grupos com sete cada, se enfrentarão dentro das próprias chaves em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados de cada grupos se classificarão para o mata-mata. Os dois piores colocados de cada grupo, por outro lado, serão rebaixados à Série B.

Nas quartas-de-final, semifinal e final, os rivais se enfrentarão em jogos de ida e volta. O campeão terá vaga na Série D do Brasileirão e na Copa do Brasil de 2015. O vice-campeão ficará com vaga na Copa do Brasil 2015.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:

1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Confronto direto;
5 - A partir da segunda fase, considera-se o vencedor a equipe que tiver obtidos os melhores resultados somados nas fases anteriores;
6 - Realização de uma nova partida de desempate, em caso de igualdade em todos os critérios técnicos anteriores
.

Confira os jogos da 1ª rodada do Sul-mato-grossense 2014:

Grupo A
18/01
17h

Comercial x Misto
Aquidauanense x Costa Rica

19/01
17h

CENE x Novoperário

Grupo B
19/01
17h

URSO x Águia Negra
Ubiratan x Sete de Setembro
Ivinhema x Naviraíense