Portal Eventos
Notícias
Em 03 de dezembro de 2013 às 11:47

Ponte Preta poderá ser o quinto clube da Série B a disputar a Libertadores

Macaca luta pelo título da Copa Sul-americana e, de quebra, uma vaga na Libertadores 2014

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Ponte Preta está a dois jogos de conquistar o inédito título da Copa Sul-americana e, de quebra, uma vaga para a Libertadores 2014. Caso consiga alcançar os objetivos, a Macaca não seria o primeiro clube na Série B a disputar o torneio mais importante da América do Sul. No último sábado, a Ponte Preta foi rebaixada no Campeonato Brasileiro.

 Rebaixada no Brasileirão, Ponte Preta quer salvar o ano com o título da Copa Sul-americana!
Até aqui, quatro clubes se dividiram entre a Libertadores e a Série B. A lista pode ser aumentada com o Juventude. O clube de Caxias do Sul foi rebaixado na Série A em 1999, no mesmo ano em que conquistou a Copa do Brasil e vaga para o torneio sul-americano.

Mas na temporada seguinte, houve virada de mesa e o Juventude apareceu no Módulo Azul da Copa João Havelange. A competição daquele ano foi dividida em três módulos (Azul, Amarelo e Verde-Branco). O Módulo Azul contava com os 25 principais clubes do país e o Juventude estava naquela lista.

Se por um lado há dúvidas em relação a divisão do Juventude, por outro não há suspeitas nas participações de Criciúma (1992), Santo André (2005), Paulista (2006) e Palmeiras (2013). Todos chegaram à Libertadores pelo atalho chamado Copa do Brasil.

Participações!
O Criciúma se deu muito bem nas duas competições. O Tigre catarinense chegou às quartas-de-final da Libertadores, quando foi eliminado pelo São Paulo. Na Série B, o Criciúma garantiu o acesso com a terceira melhor campanha de 1992. O Santo André, por sua vez, não teve o mesmo desempenho.

O Ramalhão caiu logo na fase de grupos da Libertadores que tinha Cerro Porteño-PAR, Palmeiras e Deportivo Táchira-VEN. Na disputa nacional, o clube paulista não passou do 6º lugar. Na Série B de 2005, apenas os dois primeiros colocados conquistaram o acesso. No ano seguinte, foi a vez do Paulista tentar a sorte.

O clube do interior de São Paulo, porém, caiu ainda na fase de grupos na Libertadores. Lanterna, o Paulista atuou com Libertad-PAR, River Plate-ARG e El Nacional-EQU. Na Série B - primeiro ano de pontos corridos -, o Galo do Japí bateu na trave ao ficar com a 5ª colocação.

Por fim, o Palmeiras tem 50% de êxito na atual temporada. O Verdão foi eliminado pelo Tijuana-MEX nas oitavas-de-final da Libertadores. Mas conseguiu o acesso e o título da Série B. Para a Libertadores 2014, Atlético Mineiro - atual campeão -, Cruzeiro - campeão do Brasileirão -, Flamengo - campeão da Copa do Brasil - e Grêmio já carimbaram o passaporte.

Ponte Preta e Lanús abrirão a disputa pelo título da Copa Sul-americana nesta quarta-feira, às 21h50, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. O jogo de volta será em 11 de dezembro, no Estádio La Fortaleza, em Lanús, na Argentina.