Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 30 de novembro de 2013 às 18:14

Figueira retorna à elite e Santa Catarina se torna o 2º estado com mais acessos na Série B

Estado catarinense se juntou a Pernambuco, também como cinco acessos na competição

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Santa Catarina - O estado de Santa Catarina comprovou, mais uma vez, seu crescimento no futebol brasileiro. Neste sábado, o Figueirense conquistou o acesso à elite nacional ao empatar com o Bragantino, por 1 a 1, em Bragança Paulista, pela última rodada da Série B. Santa Catarina já havia colocado a Chapecoense na Série A e, caso o Criciúma não seja rebaixado, o estado poderá ter três representantes em 2014.

Este foi o segundo acesso do Figueirense nos pontos corridos. O Figueira já havia subido na Série B em 2010. Com o feito do clube da capital, Santa Catarina chega a cinco acessos de 2006 para cá. Avaí (2008) e Criciúma (2012) já tinham feito festa no segundo escalão nacional.

O estado catarinense, que passou em branco em 2006, 2007, 2009 e 2011, se juntou a Pernambuco, também com cinco acessos. Mas os pernambucanos são menos democráticos. O estado nordestino só comemorou acessos de Sport e Náutico. O Leão também subiu para a Série A nesta temporada, enquanto o Náutico foi rebaixado no Brasileirão.

O recordista de acessos é São Paulo. Com o feito do campeão Palmeiras, já são oito clubes que conseguiram pular uma divisão desde o início dos pontos corridos. Os estados da Bahia, Minas Gerais e Paraná contabilizam três acessos cada. Goiás soma dois, contra um do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Ceará.

O acesso do Figueirense foi confirmado com 4ª melhor campanha da competição. Ao longo das 38 rodadas foram 60 pontos conquistados, com 18 vitórias (13 em casa e cinco fora), seis empates (um como mandante e cinco como visitante) e 14 derrotas (cinco em casa e nove fora).

Confira os clubes que subiram na Série B de pontos corridos:

2006

Atlético Mineiro-MG
Sport-PE
Náutico-PE
América de Natal-RN

2007

Coritiba-PR
Ipatinga-MG
Portuguesa-SP
Vitória-BA

2008

Corinthians-SP
Santo André-SP
Avaí-SC
Grêmio Barueri-SP

2009

Vasco-RJ
Guarani-SP
Ceará-CE
Atlético Goianiense-GO

2010

Coritiba-PR
Figueirense-SC
Bahia-BA
América Mineiro-MG

2011

Portuguesa-SP
Náutico-PE
Ponte Preta-SP
Sport-PE

2012

Goiás-GO
Criciúma-SC
Atlético Paranaense-PR
Vitória-BA

2013

Palmeiras-SP
Chapecoense-SC
Sport-PE
Figueirense-SC