Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 18 de novembro de 2013 às 21:13

Surpresa do Brasileirão, Goiás poderá encerrar longo jejum na Libertadores

Até hoje, o clube goiano disputou apenas uma edição do torneio mais importante da América do Sul

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Goiás - Comandado pelo artilheiro Walter e pelo jovem técnico Enderson Moreira, o Goiás entrou forte na briga por uma vaga na Libertadores e tem grandes chances de carimbar seu passaporte pelo Campeonato Brasileiro. O clube goiano, aliás, encerrará um longo jejum se conseguir a classificação para o torneio mais importante da América do Sul.

 Em campo, Walter é o grande destaque do Goiás!
Até hoje, o Goiás disputou apenas uma edição da Libertadores. Em 2006, o Esmeraldino garantiu presença no torneio sul-americano ao obter a vaga com o 3º lugar no Brasileirão. E engana-se quem pensa que o Goiás fez feio na Libertadores.

O clube do Centro-Oeste entrou na Primeira Fase e superou o Deportivo Cuenca, do Equador. Na fase de grupos, o Goiás garantiu a liderança superando Newell's Old Boys-ARG, Unión Espanõla-CHI e The Strongest-BOL. A queda aconteceu apenas nas oitavas-de-final diante do Estudiantes-ARG. Após perder fora de casa, por 2 a 0, o Goiás até venceu no Serra Dourada, por 3 a 1, mas o gol levado diante da torcida eliminou os brasileiros.

Na atual edição da Série A, o Goiás chegou aos 59 pontos, na 3ª colocação, após derrotar o Internacional, por 3 a 1. O Grêmio, vice-líder, tem 60 pontos, enquanto o Atlético Paranaense conta com 58 e o Botafogo, primeiro clube fora do G4, tem 57. No próximo sábado, às 21 horas, os goianos enfrentarão o Atlético Mineiro no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 36ª rodada.

Seca!
Mas não é só o Goiás que poderá encerrar um longo jejum pela Libertadores. Há anos que Botafogo e Atlético Paranaense não dão as caras no torneio. Na última vez em que esteve na competição, o Furacão ficou com o vice-campeonato ao ser derrotado pelo São Paulo, em 2005. O Rubro-negro ainda esteve na Libertadores em outras duas temporadas. O clube debutou em 2000.

Em seu primeiro ano, o Furacão chegou às oitavas-de-final quando foi eliminado pelo xará Atlético Mineiro. Já a campanha de 2002 foi a pior de todas. O Atlético caiu ainda na fase de grupos com a última colocação. O clube brasileiro atuou contra América de Cali-COL, Olmedo-EQU e Bolívar-BOL.

A seca do Botafogo, por sua vez, vem desde 1996, um ano após conquistar o título do Brasileirão. Em sua última participação no torneio sul-americano, o clube carioca foi eliminado nas oitavas-de-final pelo Grêmio. O Botafogo ainda esteve na Libertadores em 1963 e em 1973.

Com apenas nove clubes na competição de 63, o Botafogo garantiu o 3º lugar - sua melhor colocação - ao cair perante o Santos nas semifinais. Dez anos depois, o Botafogo foi eliminado no triangular que contava com Colo-Colo-CHI e Cerro Porteño-PAR.

Campeões!
A Argentina, com 22 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Atlético Mineiro - atual campeão -, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.