Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 12 de novembro de 2013 às 05:07

Só cinco clubes que estiveram na degola durante a 33ª rodada escaparam da Série B

Ponte Preta, Fluminense e Criciúma tentam não engrossar a lista de 23 clubes rebaixados

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio de Janeiro - Criciúma, Fluminense e Ponte Preta vão precisar de milagres para não se juntarem ao Náutico na Série B do Campeonato Brasileiro em 2014. De 2006 para cá, 23 clubes que estavam na zona de rebaixamento na 33ª rodada - como o trio citado - acabaram degolados. Apenas cinco conseguiram escapar e um deles foi o Tricolor carioca.

Em 2009, o Fluminense se salvou na última rodada. Santo André, Náutico e Sport, que também estavam na degola a cinco rodadas do final, não tiveram a mesma sorte e competência. O Fluminense ainda seria campeão nacional na temporada seguinte. Mas a missão tricolor não será nada fácil em 2013.

Com a derrota para o Corinthians (1 a 0), o Fluminense entrou na zona de rebaixamento e, agora, está no 18º lugar com 36 pontos, um a menos do que o Vasco - primeiro clube fora da degola. O Criciúma, por ter uma vitória a mais (10 a 9) está a frente do Flu, mesmo somando 36 pontos. Já a Ponte Preta ocupa a penúltima colocação com 34 pontos.

Livre!
O primeiro clube a escapar do descenso nas últimas cinco rodadas foi o Atlético Paranaense, em 2008. Antes, todos os oito clubes, em 2006 e 2007, que estavam na degola na 33ª rodada, foram rebaixados. Com o Furacão livre, sobrou para a Portuguesa.

Em 2010, Atlético Mineiro e Avaí passaram perto da Série B. Mas "cederam" suas vagas a Vitória e Guarani, rebaixados ao lado de Goiás e Grêmio Prudente. Por fim, o Cruzeiro foi o último clube a fugir da Série B, em 2011. A Raposa, prestes a ser campeã na atual temporada, se manteve na elite e viu o Ceará entrar em seu lugar no inferno.

Para complicar um pouco mais a situação do trio atual da degola, no ano passado, os quatro clubes que estavam na zona do medo na 33ª rodada, foram rebaixados. Sport, Palmeiras, Figueirense e Atlético Goianiense acabaram no limbo. O Verdão já conseguiu retornar à elite. O Sport, por sua vez, está no caminho. Já o Figueirense tem chances remotas, enquanto o Atlético luta para não cair para a Série C.

 Novo técnico do Fluminense, Dorival Júnior tentará desmentir os números para evitar a queda na Série B!
A 34ª rodada do Brasileirão será disputada nesta quarta e quinta-feira. A Ponte Preta enfrentará o Goiás, em Goiânia, na quarta, às 19h30. No mesmo dia, mas às 21 horas, o Criciúma receberá o Atlético Paranaense no Heriberto Hulse. Já o Fluminense, que contratou Dorival Júnior para a vaga de Vanderlei Luxemburgo, vai pegar o lanterna Náutico, no Maracanã, às 21 horas, na quinta-feira.

Confira os clubes que estavam na zona de rebaixamento na 33ª rodada:

*Rebaixados

2006
Ponte Preta*
Fortaleza*
São Caetano*
Santa Cruz*

2007
Corinthians*
Paraná*
Juventude*
América de Natal*

2008
Atlético Paranaense
Figueirense*
Vasco*
Ipatinga*

2009
Santo André*
Náutico*
Fluminense
Sport*

2010
Atlético Mineiro
Avaí
Goiás*
Grêmio Prudente*

2011
Cruzeiro
Atlético Paranaense*
Avaí*
América Mineiro*

2012
Sport*
Palmeiras*
Figueirense*
Atlético Goianiense*