Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 22 de setembro de 2013 às 18:41

Paraíba e Rio Grande do Sul conquistam o inédito acesso na Série D do Brasileirão

Já o Estado do Pernambuco havia subido de divisão com o Santa Cruz em 2011

da Redação -

São Paulo - Paraíba e Rio Grande do Sul conquistaram seus primeiros acessos na história da Série D do Campeonato Brasileiro. Botafogo e Juventude, respectivamente, subiram para a Série C, assim como o Salgueiro. O Estado do Pernambuco já havia subido de divisão com o Santa Cruz em 2011.

O acesso do Botafogo veio em grande estilo, com duas vitórias sobre o Tiradentes - dono da 2ª melhor campanha na Primeira Fase. Se em casa o Belo fez 2 a 1, no Ceará, o triunfo foi por 1 a 0. Líder do Grupo A4, o Botafogo ainda passou pelo Central até chegar ao acesso.

São 12 jogos com oito vitórias (cinco em casa e três fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e duas derrotas longe da torcida. Com o acesso garantido, o Botafogo enfrentará o Salgueiro por uma vaga na grande decisão. O outro duelo segue aberto, uma vez que Tupi e Aparecidense lutam na justiça pelo direito de enfrentarem o Mixto.

Papada!
O acesso do Juventude, por sua vez, foi obtido com um dos mais saborosos 0 a 0 de toda a sua história. O clube de Caxias do Sul subiu de divisão pelo fato de ter empatado, por 2 a 2, em Blumenau contra o Metropolitano. Antes, o Juventude já havia passado pelo Londrina nas oitavas-de-final. A campanha do time gaúcho é de cinco vitórias em casa e uma fora, um empate como mandante e um como visitante e quatro derrotas longe da torcida.

Por fim, o Salgueiro superou a surpresa chamada Plácido de Castro. Após empatar, por 1 a 1, no Acre, o clube pernambucano superou o rival, por 3 a 1, e voltou para a Série C. Nas oitavas-de-final, o Salgueiro se classificou com dois empates diante do Nacional. Vice-líder na fase de grupos, o Carcará subiu um degrau com cinco vitórias (quatro em casa e uma fora), seis empates (dois como mandante e quatro como visitante) e uma derrota fora.

Confira os acessos da Série D do Brasileirão:

2009

São Raimundo-PA (campeão)
Macaé-RJ
Chapecoense-SC
Alecrim-RN

2010

Guarany-CE (campeão)
Madureira-RJ
Araguaína-TO
Joinville-SC

2011

Tupi-MG (campeão)
Santa Cruz-PE
Cuiabá-MT
Oeste-SP

2012

Sampaio Corrêa-MA (campeão)
CRAC-GO
Baraúnas-RN
Mogi Mirim-SP

2013

Botafogo-PB
Juventude-RS
Salgueiro-PE