Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 01 de agosto de 2013 às 11:43

Bahia dá show na Série A, mas campanha de 2013 ainda é inferior a de 1988

Com o triunfo, por 3 a 0, sobre o Flamengo, o Bahia pulou para a vice-liderança do Brasileirão

da Redação -

Bahia - O Bahia é a grande sensação do Campeonato Brasileiro. Se no ano passado, o Tricolor baiano quase foi rebaixado, em 2013 o Bahia luta pela liderança. Mas a campanha apresentada na atual temporada ainda é inferior a vista nos 11 primeiros jogos de 1988, quando o Esquadrão foi campeão nacional.

Com o triunfo, por 3 a 0, sobre o Flamengo, o Bahia pulou para a vice-liderança com aproveitamento de 57,6% e 19 pontos - um a menos do que o líder Coritiba. Em 1988, o Bahia - até a 11ª rodada - marcou 21 pontos. Aquela edição da Série A teve novidades em relação a pontuação.

A vitória deveria valer dois pontos. Mas como experiência, o futebol brasileiro adotou a marcação de três pontos por triunfo. Em caso de empate, cada clube ganhava um ponto e o vencedor da disputa por pênaltis, levava um ponto extra. Nessa "brincadeira", o Bahia levou dois pontos extras. Foram cinco vitórias, quatro empates - com dois pontos extras - e duas derrotas até a 11ª rodada.

Mesmo assim, o Bahia não se classificou na Primeira Fase. E na fase seguinte, o Tricolor só entrou pelo fato do Vasco ter aberto uma vaga extra por ter feito boas campanhas nas duas fases. Mesmo aos trancos e barrancos, o Bahia garantiu o título com 13 vitórias, 11 empates - com quatro pontos extras - e cinco derrotas. O clube nordestino ainda anotou 33 gols e sofreu 23.

Em 2013, o Bahia soma cinco triunfos, quatro empates e duas derrotas, além de 13 gols a favor e dez contra. Como já atuou pela 11ª rodada, o Tricolor folgará no final de semana e só voltará a campo na próxima quarta-feira, às 21 horas, quando enfrentará o Atlético Paranaense, em Curitiba.

Em tempos, o Bahia também foi campeão da Taça Brasil em 1959. O torneio antecedeu o Roberto Gomes Pedrosa e o Brasileirão. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) unificou os títulos de todos os três torneios nacionais.