Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 23 de julho de 2013 às 19:44

Contra CRAC e dúvida, Santos tenta melhorar seu desempenho na Copa do Brasil

Peixe foi eliminado em cinco oportunidades antes mesmo de chegar às oitavas-de-final

da Redação -

São Paulo - O Santos está em uma encruzilhada! O clube paulista deseja disputar a Copa Sul-americana, mas só fará se for eliminado na Copa do Brasil, nesta quarta-feira, em Catalão, contra o CRAC. Por conta disso, muitos têm colocado em dúvida a opção do técnico interino Claudinei Oliveira que poupou o zagueiro Edu Dracena, o lateral-esquerdo Léo, o volante Arouca e os meias Montillo e Cícero.

Mas basta analisar a fundo as participações do Santos na Copa do Brasil para não achar nenhuma surpresa uma possível eliminação para o CRAC. Das dez vezes em que esteve no torneio nacional, o Peixe foi eliminado em cinco oportunidades antes mesmo de chegar às oitavas-de-final.

Na estreia, em 1996, o Santos caiu já na Primeira Fase - maior vexame do clube até hoje. Em 1999, 2001, 2002 e 2009, o clube paulista foi eliminado na Segunda Fase. Até mesmo quando chegou às oitavas-de-final, o Santos não deu espetáculo. Para se ter uma ideia, apenas em 2010 o Santos chegou à final. Na oportunidade, o Peixe sagrou-se campeão em cima do Vitória.

Após eliminar Flamengo-PI e Joinville, o Peixe encontrou o CRAC na Terceira Fase. No primeiro jogo, os clubes empataram, por 1 a 1, na Vila Belmiro. Empate sem gols garantirá o CRAC nas oitavas-de-final. Ao Santos bastará igualdade por dois ou mais tentos de diferença. Se a partida voltar a ficar em 1 a 1, a decisão será nos pênaltis.

Títulos!
Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada, são os maiores vencedores da Copa do Brasil. O Corinthians soma três conquistas, seguido por Flamengo e Palmeiras - atual campeão -, com duas. A lista com um título conta com Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma.

Regulamento:
Com 87 clubes, a Copa do Brasil 2013 será disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores 2014.

Confira o desempenho do Santos na Copa do Brasil:

1996 (Primeira Fase)

1997 (Oitavas-de-final)

1998 (Semifinal)

1999 (Segunda Fase)

2000 (Semifinal)

2001 (Segunda Fase)

2002 (Segunda Fase)

2006 (Quartas-de-final)

2009 (Segunda Fase)

2010 (Campeão)