Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 20 de julho de 2013 às 11:48

Série C não costuma perdoar o último clube invicto na temporada

Apenas uma vez o último clube a ser derrotado no ano conquistou o acesso à Série B do Brasileirão

da Redação -

Maranhão - Sampaio Corrêa, Caxias e Guarani são os únicos clubes ainda invictos na Série C do Campeonato Brasileiro. Mas a melhor coisa que o trio poderia fazer neste momento seria perder. Pelo menos, de acordo com o histórico da competição - de 2009 para cá -, o último clube invicto na Série C amarga decepções.

No primeiro ano da Série C com 20 clubes, em 2009, o Marília realizou seis jogos em oito rodadas e não sofreu, sequer, uma derrota. O tropeço aconteceu apenas na 9ª rodada. Até a derrota, o clube paulista estava na zona de classificação. No final das contas, o MAC acabou eliminou na Primeira Fase.

O Fortaleza, em 2010, viveu o mesmo cenário, mas a dor do torcedor tricolor foi ainda maior. O Leão do Pici não sofreu nenhuma derrota em oito jogos ou dez rodadas. Mas ainda assim, o Tricolor conseguiu ser eliminado na Primeira Fase. O Fortaleza terminou com os mesmos 12 pontos do Águia, mas o clube paraense seguiu na disputa pelo acesso por causa do saldo de gols (4 a 2).

O desastre maior, porém, aconteceu no ano passado. O Santo André foi o último clube a ser derrotado na Série C. O Ramalhão ficou sete rodadas sem perder. Mas depois do tropeço inicial, o Santo André somou apenas sete pontos em 11 rodadas. Resultado: rebaixado à Série D do Brasileiro.

Toda regra, porém, tem sua exceção. E esse ponto fora da curva é o Joinville - campeão em 2011. O JEC não tropeçou durante as seis primeiras rodadas e foi o último a ser derrotado. Mas a derrota na 7ª rodada não abalou os catarinenses, que mantiveram o foco e conquistaram não só o acesso à Série B, como o título da Série C.

Na atual Série C, o Sampaio Corrêa lidera o Grupo A com dez pontos. Neste domingo, o clube maranhense enfrentará o Rio Branco, no Acre, às 19 horas. No Grupo B, o líder Caxias também está invicto após quatro jogos, assim como o Guarani - 6º colocado.