Portal Eventos
CONMEBOL Recopa
Em 18 de julho de 2013 às 11:32

Corinthians faz história e também iguala outros campeões da Recopa

Histórico do torneio dá ampla vantagem aos campeões da Libertadores em relação aos vencedores da Sul-americana

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Atual campeão da Libertadores, o Corinthians fez história ao conquistar seu primeiro título da Recopa Sul-americana. Mas o clube paulista também repetiu o sucesso de outros algozes dos campeões da Copa Sul-americana. Nesta quarta-feira, o time comandado por Tite venceu o São Paulo, por 2 a 0, no Estádio do Pacaembu. Romarinho e Danilo marcaram os tentos do Timão.

Desde a criação da Copa Sul-americana, em 2002, houve 11 confrontos entre os campeões da América do Sul. Os vencedores da Libertadores conquistaram sete vezes a Recopa, contra quatro dos campeões da Copa Sul-americana. A vantagem da Libertadores também é vista se for levado em conta todos os duelos da Recopa.

Entre 1989 e 1998, a CONMEBOL tinha a Supercopa. Juntando os campeões da Supercopa e da Copa Sul-americana são 19 edições da Recopa, com 12 vitórias dos campeões da Libertadores e sete dos outros dois torneios.

Sem falar que o Brasil é o maior vencedor da Recopa com oito títulos e em todas as vezes o campeão brasileiro havia assegurado o título da Libertadores. Em 1993, o São Paulo foi além ao ganhar a Libertadores e a Supercopa. Antes, em 1992, o mesmo Tricolor paulista - então campeão da Libertadores - superou o Cruzeiro na decisão da Recopa.

O mesmo aconteceu com o Grêmio, campeão da Libertadores em 1995 e da Recopa em 1996. O Cruzeiro, por sua vez, faturou o título da Libertadores em 1997 e, no ano seguinte, a taça da Recopa. Internacional, em 2007 e 2011, também venceu a Recopa um ano após o título da Libertadores, assim como o Santos em 2012 e o Corinthians em 2013.

O duelo entre Corinthians e São Paulo foio terceiro entre brasileiros na Recopa. O São Paulo já havia encarado Cruzeiro e Botafogo, respectivamente, em 1993 e 1994. Com o título alvinegro, o Brasil faz história ao garantir a terceira conquista seguida da Recopa. Santos e Inter venceram as edições, respectivamente, de 2012 e 2011.

 Um ano após conquistar a Libertadores e o Mundial de Clubes, Corinthians fica com os títulos do Paulistão e da Recopa!
Títulos!
A Recopa surgiu em 1989 com duelos entre os campeões da Libertadores e da Supercopa. Em 1991, o Olímpia venceu as duas competições e foi declarado campeão da Recopa. Mas o mesmo não aconteceu com o São Paulo em 1993. A CONMEBOL indicou o Botafogo - campeão da Copa Conmebol - para enfrentar o Tricolor paulista que seria campeão da Recopa. O torneio ficou sem ser disputado entre 1999 e 2002. Com a criação da Copa Sul-americana, a Recopa voltou com tudo em 2003.

Se o Brasil soma oito títulos, a Argentina aparece com seis. Equador e Paraguai somam dois cada, contra um de Chile, Peru e Uruguai. Em relação aos clubes, o Boca Juniors é o maior vencedor com quatro conquistas. Internacional, LDU, Olímpia e São Paulo somam duas cada, contra uma de Corinthians, Santos, Ciencieano, Cruzeiro, Vélez Sarsfield, Grêmio, Independiente, Colo Colo e Nacional.