Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 11 de julho de 2013 às 00:39

Atlético Mineiro faz história e mantém Brasil em alta na Libertadores

Desde 2004 o Brasil não fica sem um clube na decisão da competição mais importante da América do Sul

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Minas Gerais - O Atlético Mineiro, pela primeira vez em sua história, está na final da Libertadores. O Galo venceu o Newell's Old Boys, por 2 a 0, no tempo normal, e por 3 a 2 nos pênaltis. Agora, o clube brasileiro - em sua quinta participação no torneio - enfrentará o Olímpia na decisão.

A campanha do Atlético Mineiro começou com o melhor desempenho na Segunda Fase - aproveitamento de 83,3%. Nas oitavas-de-final, o time mineiro eliminou o São Paulo com duas vitórias (2 a 1 e 4 a 1). Antes de eliminar o NOB, o Galo ainda passou pelo Tijuana - nas quartas-de-final - com empates, por 2 a 2, no México, e 1 a 1, em Belo Horizonte.

A vaga do Atlético Mineiro na decisão da Libertadores ainda manteve o Brasil em alta. Desde 2004 o país verde e amarelo não fica sem um clube na decisão da Libertadores. Naquela oportunidade, o Once Caldas não surpreendeu apenas Santos e São Paulo.

O clube colombiano ainda foi campeão em cima do Boca Juniors. Depois deste duelo entre colombianos e argentinos, a Libertadores teve, ao menos, um clube brasileiro na final.

Nas oito edições seguintes, o Brasil ficou com cinco títulos. Em 2005 e 2006, a final ainda foi verde e amarela. O São Paulo sagrou-se campeão, em 2005, em cima do Atlético Paranaense. No ano seguinte, o Internacional bateu o próprio Tricolor paulista na final.

Inter, novamente em 2010, Santos, em 2011, e Corinthians, em 2012, foram os outros campeões brasileiros na Libertadores. Grêmio (2007), Fluminense (2008) e Cruzeiro (2009) amargaram o vice. Das 52 finais - até agora -, o Brasil ficou fora em 24 oportunidades.

Campeões!
A Argentina lidera com folga e 22 títulos. O Brasil soma 16, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians - atual campeão -, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.