Portal Eventos
Amapaense
Em 10 de julho de 2013 às 19:25

Ainda sem tabela, FAF confirma o primeiro jogo do Estadual 2013

Federação divulgou o quarteto de arbitragem para o jogo de estreia do Campeonato Amapaense

da Redação -

Amapá - A Federação Amapaense de Futebol (FAF) segue a passos lentos na condução do Campeonato Estadual 2013. A entidade, que desrespeitou o Estatuto do Torcedor, ainda não divulgou a tabela da competição, mas pelo menos confirmou o jogo de abertura da Edição 2013.

Se antes o Campeonato Amapaense chegou a ser anunciado para 15 de março e depois 1º de julho, agora, começará em 15 de julho. Santos e Trem se enfrentarão, às 20h30 (horário de Brasília), no Estádio Glicério Marques, em Macapá.

O duelo terá como árbitro central Joacy Jonatas. Os assistentes serão Enoque Pacheco - na bandeira 1 - e Raimundo Pedro - na bandeira 2. José Guilherme será o quarto árbitro do jogo de estreia do Estadual.

Ainda de acordo com a FAF, o Amapazão 2013 também contará com São José, Ypiranga, Macapá, São Paulo, Santana e Independente. A Federação ainda não anunciou quando irá divulgar a tabela completa da competição.

O Macapá é o maior vencedor do Estado com 17 títulos. O Amapá aparece com dez conquistas, contras oito do Ypiranga e sete do Santana. O São José é dono de seis títulos, um a mais do que Trem e Independente. O Juventus soma três, contra um de Oratório - atual campeão -, Cristal, Santos, Aliança, Guarany e CEA Clube.

Regulamento:
Os oito clubes se enfrentarão em jogos de ida no 1º Turno. Os dois primeiros colocados farão a final. Além dos finalistas, os outros quatro melhores colocados se classificarão para o 2º Turno. Por outro lado, os dois últimos colocados serão eliminados.

No 2º Turno, os seis clubes se enfrentarão em jogos de volta. Os dois primeiros colocados farão a final. Caso um mesmo clube vença os dois turnos será declarado campeão estadual. Mas se o Campeonato Amapaense tiver dois vencedores, o título de 2013 será definido em duas partidas.

Em caso de empate nas duas partidas, os finalistas disputarão uma prorrogação de 30 minutos. Se a igualdade persistir, a decisão será nos pênaltis. O campeão terá vaga assegurada na Copa do Brasil 2014. Já o vice-campeão ficará com a vaga na Série D do Brasileirão 2014.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:

1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Vitória no confronto direto;
4 - Maior número de gols marcados;
5 - Menor número de gols sofridos;
6 - Menor número de cartões vermelhos;
7 - Menor número de cartões amarelos;
8 - Sorteio
.