Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 10 de julho de 2013 às 11:38

Título simbólico do 1º Turno costuma influenciar na conquista do Brasileirão

Em apenas três oportunidades o campeão do turno não levou o título da Série A nos pontos corridos

da Redação -

Rio de Janeiro - A Edição 2013 do Campeonato Brasileiro já teve quatro líderes (Cruzeiro, São Paulo, Coritiba e Botafogo). E a intensa disputa faz jus pela importância de ocupar a primeira colocação ao término do 1º Turno. Ao longo das dez edições de pontos corridos, apenas em três oportunidades o campeão do turno não levou o título da Série A.

Em 2008, o Grêmio bem que comemorou o título simbólico do 1º Turno. Mas o São Paulo se recuperou a tempo e garantiu o tricampeonato nacional. No ano seguinte foi a vez do Internacional perder força ao longo das 38 rodadas. Melhor para o Flamengo, campeão com o técnico Andrade.

A terceira e última vez em que o vencedor do turno não ficou com o título foi na temporada passada. Em 2012, o Atlético Mineiro esteve no topo ao término das 19 primeiras rodadas. Mas o Fluminense se recuperou e garantiu seu segundo título nos pontos corridos.

O primeiro foi em 2010, quando o Tricolor carioca abocanhou o título simbólico do turno. A saga dos campeões ao quadrado começou com o Cruzeiro, em 2003. Na temporada seguinte, o Santos também fez o dever de casa e venceu os dois turnos. O mesmo aconteceu com o Corinthians em 2005 e em 2011.

Se o São Paulo precisou se recuperar para obter o trofeu de 2008, o clube paulista não teve o mesmo problema em 2006 e 2007, quando garantiu o título do turno e o trofeu definitivo da competição.

Atualmente, o Botafogo lidera com 13 pontos. O Coritiba ocupa a segunda colocação com 12. Vitória (10) e Fluminense (9) completam o G4. A 7ª rodada será disputada no próximo final de semana.