Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 09 de julho de 2013 às 23:43

Finalista, Olímpia aposta no fator casa para conquistar o quarto título da Libertadores

Como mandante na Edição 2013 do torneio, Olímpia ostenta seis vitórias e apenas um empate

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Olímpia é o primeiro finalista da Libertadores 2013. Após vencer, em casa, por 2 a 0, o clube paraguaio até perdeu, por 1 a 0, para o Santa Fe, na Colômbia, nesta terça-feira, mas garantiu presença pela sétima vez na decisão do torneio. O clube busca o quarto título sul-americano.

O adversário do Olímpia na decisão sairá do confronto entre Atlético Mineiro e Newell's Old Boys. Na primeira partida, o NOB venceu o Galo, por 2 a 0, na Argentina. Independentemente de quem passar, o Olímpia apostará no fator casa para dar a quarta volta olímpica na Libertadores.

Ao longo de sua jornada na atual temporada, o Olímpia segue invicto em casa. São seis vitórias e apenas um empate. A caminhada do Olímpia começou ainda na Primeira Fase, quando o clube paraguaio eliminou o Defensor Sporting-URU. Fora de casa, os rivais empataram sem gols e, no Paraguai, o Olímpia meteu 2 a 0. Na Segunda Fase, o Olímpia se classificou na liderança do Grupo 7 com 13 pontos e aproveitamento de 72,2%.

O adversário das oitavas-de-final foi o Tigre. O clube argentino até venceu em casa (2 a 1), mas sucumbiu no caldeirão do Defensores del Chaco, em Assunção (2 a 0). O clube paraguaio voltou a se classificar em casa nas quartas-de-final. Após empatar sem gols com o Fluminense, no Rio de Janeiro, o Olímpia venceu, por 2 a 1, diante da torcida.

Em 2013, o Olímpia realiza a 37ª participação na Libertadores. No geral, entre todos os 202 clubes que já estiveram no torneio de 1960 para cá, os paraguaios ocupam a terceira colocação. O recorde é do Peñarol-URU, presente em 41 edições - uma a mais do que o rival Nacional-URU.

Ao longo das 37 participações, o Olímpia conquistou três títulos, sendo o último em 2002. O clube já havia sido campeão em 1979 e 1990. Os paraguaios ainda amargaram, em três oportunidades, o vice-campeonato (1960, 1989 e 1991).

Campeões!
A Argentina lidera com folga e 22 títulos. O Brasil soma 16, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians - atual campeão -, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.