Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 09 de julho de 2013 às 19:02

Nacional, Nova Iguaçu e Londrina podem fazer história na atual edição da Série D

Desde o início da Série D, apenas um clube terminou a Primeira Fase com aproveitamento de 100%

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Amazonas - Nacional-AM, Nova Iguaçu-RJ e Londrina-PR são os únicos clubes que, em 2013, poderão igualar a marca do Sampaio Corrêa na Série D do Campeonato Brasileiro. No ano passado, o clube maranhense terminou a Primeira Fase da última divisão nacional com aproveitamento de 100%. De 2009 para cá, apenas o Sampaio Corrêa atingiu tal feito.

Na atual edição do torneio, o Nacional lidera o Grupo A1 com duas vitórias, mesmo desempenho do Londrina - primeiro colocado do Grupo A8. O Nova Iguaçu está na vice-liderança do Grupo A6. O clube fluminense tem os mesmos seis pontos do líder Tupi. Mas o clube mineiro realizou um jogo a mais e tem melhor saldo de gols (4 a 2).

O trio, além de tentar igualar a marca do Sampaio Corrêa, ainda tem outro incentivo para manter a boa fase. Em 2012, o clube do Maranhão não só conquistou o acesso para a Série C como ainda foi campeão da Série D.

Mas as boas notícias param por ai. Nas três primeiras edições da Série D, o melhor clube da primeira fase não obteve o acesso. Em 2009, o Araguaia-MT - após seis partidas - conquistou aproveitamento de 88,9%. Mas o clube do Mato Grosso caiu nas quartas-de-final perante a Chapecoense - que viria a conquistar o acesso.

O Mixto-MT foi o melhor clube da Primeira Fase, em 2010, com aproveitamento de 88,9%. O clube mato-grossense, porém, foi eliminado na Segunda Fase pelo América-AM. Em 2011, o Juventude-RS conquistou aproveitamento de 79,2%, mas acabou desclassificado pelo Mirassol nas oitavas-de-final.

Regulamento:
Os 40 clubes serão divididos em oito grupos com cinco representantes cada. Dentro dos seus próprios grupos, os clubes jogarão em partidas de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão às oitavas-de-final.

A partir das oitavas-de-final, os clubes disputarão vaga na fase seguinte pelo sistema de mata-mata. Os semifinalistas conquistarão o acesso à Série C. E os finalistas ainda brigarão pelo título da Série D.