Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 09 de julho de 2013 às 11:40

Recordista de títulos, Cruzeiro defende legado na Copa do Brasil

Em apenas três oportunidades, clube mineiro não alcançou às oitavas-de-final no torneio nacional

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Minas Gerais - O Cruzeiro, ao lado do Grêmio, é o maior vencedor da Copa do Brasil com quatro títulos. Mas a Raposa vai além. Desde o início o clube mineiro mostra sua força no torneio nacional. Em apenas três das 16 edições em que esteve, o Cruzeiro não chegou ao mata-mata decisivo.

Em sua 17ª participação, o Trem Azul iniciará a disputa pela vaga nas oitavas-de-final, nesta terça-feira, às 21h50, contra o Atlético Goianiense, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. O duelo de volta, em Goiânia, acontecerá em 17 de julho, às 19h30.

Em 1990, o Cruzeiro foi surpreendido pelo Goiás e caiu já na Primeira Fase. O algoz em 1997 foi o Santa Cruz. A queda da Raposa aconteceu na Segunda Fase, assim como em 1999. Nesse ano, o Cruzeiro foi surpreendido pelo Atlético Paranaense. Em todas as outras edições, o clube mineiro chegou, ao menos, às oitavas-de-final.

O primeiro título foi conquistado, em 1993, em cima do Grêmio. Em 1996, a Raposa superou o Palmeiras para dar a segunda volta olímpica na Copa do Brasil. Com novamente paulistas pela frente, o Cruzeiro foi campeão, em 2000, em cima do São Paulo. Já o último título foi obtido diante do Flamengo, em 2003.

Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada, são os maiores vencedores da Copa do Brasil. O Corinthians soma três conquistas, seguido por Flamengo e Palmeiras - atual campeão -, com duas. A lista com um título conta com Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma.

Regulamento:
Com 87 clubes, a Copa do Brasil 2013 será disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores 2014.