Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 05 de julho de 2013 às 08:22

Paraná, Bragantino e São Caetano se mantém na Série B desde 2009

Na atual temporada, Paraná é o que está mais próximo da zona de acesso à elite nacional

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Paraná, Bragantino e São Caetano estão próximos, mas não aparecem na zona de acesso da Série B do Campeonato Brasileiro. Os três clubes são os únicos que estiveram em todas as edições da competição de 2009 para cá. A Série B passou a ter 20 clubes e a ser disputada por pontos corridos em 2006, mas nenhum clube se manteve na divisão por todo esse tempo.

Na sexta colocação com dez pontos e um gol de saldo, o Paraná está um degrau acima do Bragantino. O clube paulista tem os mesmos dez pontos, mas seu saldo de gols é zero. Na nona colocação, com oito pontos, aparece o São Caetano.

Pela 7ª rodada, o Braga foi derrotado, em casa, pelo América de Natal, por 1 a 0. Na sexta-feira, o Paraná entrará em campo diante do América Mineiro, em Belo Horizonte. O São Caetano, por sua vez, jogará apenas no sábado, em São Bernardo do Campo, contra o Avaí.

Do trio, o Paraná é o clube que ostenta o maior número de participações na Série A (15). O Tricolor, porém, não visita a elite desde 2007. O Bragantino soma nove participações no Brasileirão, mas tem o jejum mais longo. O Braga esteve na elite pela última vez em 1998. Por fim, o Azulão - fora da elite desde 2006 - conta com sete participações na Série A.

Desempenho!
De 2009 para cá, o clube do ABC conseguiu sua melhor participação na Série B em 2012. O São Caetano terminou na quinta colocação, com os mesmos 71 pontos de Vitória e Atlético Paranaense que conquistaram o acesso. Em 2009, o Azulão foi sétimo colocado e décimo no ano seguinte. Em 2011, o clube lutou contra o rebaixamento e terminou em 15º lugar.

A melhor colocação do Bragantino, por sua vez, foi em 2011, quando ficou a três pontos do acesso, no sexto lugar. O Braga ainda terminou a competição em oitavo na temporada 2010 e em nono em 2009. No ano passado, na 14ª colocação, o Bragantino esteve a dois pontos de ser rebaixado.

O Paraná, dos três clubes, ostenta o pior desempenho ao longo destes quatro anos. O Tricolor apresenta um sétimo lugar como melhor campanha. Em 2010 e em 2012, o clube paranista ficou com a décima colocação. Já em 2011, o Paraná terminou no 13º lugar - cinco pontos acima da zona do descenso.

Os 20 clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta no sistema de pontos corridos. O clube que somar o maior número de pontos será declarado campeão da Série B. Além do vencedor, os outros três melhores colocados conquistarão o acesso à Série A. Por outro lado, os últimos quatro colocados serão rebaixados à Série C.