Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 04 de julho de 2013 às 18:38

São Paulo 93 serve de inspiração ao Atlético Mineiro na Libertadores

Ao longo de sete edições, NOB já perdeu seis vezes por dois ou mais gols de diferença na Libertadores

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Minas Gerais - O Atlético Mineiro perdeu para o Newell's Old Boys, por 2 a 0, na primeira partida da semifinal e se complicou na Libertadores. Mas os torcedores do Galo ainda mantém a esperança de reverter o resultado. O clube brasileiro precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para chegar à final. E o São Paulo de 1993 pode servir de exemplo para os atleticanos, como revela o Sr. Goool nesta quinta-feira.

No ano em que conquistou o bicampeonato da Libertadores, o São Paulo apanhou do NOB, por 2 a 0, fora de casa. O jogo, porém, foi válido pelas oitavas-de-final. No duelo de volta, no Morumbi, o Tricolor paulista goleou o Newell's Old Boys, por 4 a 0, e se classificou para as quartas-de-final. O São Paulo ainda passaria por Flamengo, Cerro Porteño e Universidad Católica para ser campeão.

Outro clube brasuca também bateu o rival argentino pelo placar que o Atlético necessita no jogo de volta. Em 2006, ainda pela Primeira Fase, o Goiás triunfou sobre o NOB, por 3 a 0, em Goiânia. O Newell's Old Boys participa pela sétima vez da Libertadores (1975, 1978, 1992, 1993, 2006, 2010, 2013) e já perdeu em seis oportunidades por dois ou mais gols de diferença. O NOB ainda tem uma goleada, por 6 a 0, para o San Lorenzo, em 1992, mas este duelo aconteceu na casa do Newell's.

O clube hermano tem outro resultado emblemático. Em 1978, o Newell's Old Boys venceu o primeiro jogo da decisão, por 1 a 0. Mas no duelo de volta, no Uruguai, o Nacional triunfou, por 3 a 0, e deixou o rival com o vice. O Olímpia, em 2013, fez 4 a 1 no clube argentino, no Paraguai, pela Primeira Fase da Libertadores.

Ainda em 2013, o NOB - campeão do Torneio Final no Campeonato Argentino - foi derrotado pelo Arsenal, por 2 a 0, em 6 de maio, pelo Campeonato Nacional. Caso o Atlético Mineiro vença por esse placar, a decisão será nos pênaltis. Só nessas duas vezes, em 2013, o clube hermano perdeu pelo placar que não interessa. É verdade que, pelo Argentino, o Lanús triunfou, por 3 a 0, mas naquela oportunidade o NOB jogava em casa.

Títulos!
A Argentina lidera com folga e 22 títulos. O Brasil soma 16, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians - atual campeão -, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Confira as derrotas do NOB por dois ou mais gols de diferença na Libertadores:

1975
Primeira Fase

Olimpia-PAR 2 x 0 Newell's Old Boys

Jogo desempate
Rosário Central-ARG 2 x 0 Newell's Old Boys

1978
Final

Nacional-URU 3 x 0 Newell's Old Boys

1992
Primeira Fase

Newell's Old Boys 0 x 6 San Lorenzo-ARG

1993
Oitavas-de-final

São Paulo 4 x 0 Newell's Old Boys

2006
Primeira Fase

Goiás 3 x 0 Newell's Old Boys

2013
Primeira Fase

Olímpia-PAR 4 x 1 Newell's Old Boys