Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
 
Em 22 de novembro de 2014 às 18:14 - Atualizado em 22 de novembro de 2014 às 18:40

Vasco empata com Icasa e conquista o acesso na Série B do Brasileirão

Se em 2009 o Vasco subiu com o título na mão, desta vez o clube carioca teve que se contentar com o 3º lugar

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio de Janeiro - A caravela vascaína, que ficou à deriva na Série B do Campeonato Brasileiro, encontrou o rumo e está de volta à elite nacional. O Vasco da Gama fez seus tripulantes tremerem ao longo da jornada, mas completou a travessia com êxito e voltará a desafiar as grandes embarcações em 2015. A última légua vencida foi diante da apaixonada tripulação, sob a benção de São Januário, mas nas águas do Maracanã. Mesmo com o inesperado empate diante do Icasa, por 1 a 1, neste sábado, pela 37ª e penúltima rodada, o Gigante da Colina voltou para a Série A. (Confira a página exclusiva do Vasco no Sr. Goool!)

Se em 2009 o Vasco completou a travessia com os louros da vitória e com título na bagagem, desta vez o clube carioca teve que se contentar com o 3º lugar. Esta é a primeira vez que um dos grandes clubes cai para a Série B e não sobe com o título na mão. Mas na festa do Maracanã - apesar das vaias no final -, este fato foi o que menos importou. Todos só queriam respirar aliviados em águas calmas.

 Kléber e cia. sofreram, mas conseguiram devolver o Vasco de volta à Série A do Brasileirão!
Há cinco anos, o Vasco subiu e foi campeão da Série B com 76 pontos e aproveitamento de 66,7%. Foram 22 vitórias, dez empates e seis derrotas, além de 58 gols a favor e 29 contra. Agora, o clube apresenta 63 pontos. São 16 triunfos (11 em casa e cinco fora), 15 empates (sete como mandante e oito como visitante) e seis derrotas (uma diante da torcida e quatro fora), além 50 gols a favor e 35 contra. Aproveitamento de 56,8%.

Vai e volta!
O Vasco não é o primeiro clube a fazer o tradicional bate e volta. A temporada 2014, aliás, já viu o acesso da Ponte Preta, também rebaixada no ano passado. Levando em conta o início da fórmula de disputa na Série A, em 2003, o vai e volta já aconteceu 12 vezes. O Fortaleza, rebaixado em 2003, subiu em 2004. Na sequência, o sucesso de gigantes do futebol nacional.

O Grêmio desceu em 2004, mas voltou na temporada seguinte. Em 2005, foi a vez do Atlético Mineiro cair. Mas o Galo subiu em 2006. Em 2007, o Corinthians desceu para a Série B, mas conquistou o acesso em 2008. O mesmo aconteceu com o próprio Vasco que caiu em 2008 e voltou em 2009.

Os rivais paranaenses também estão nesta lista. O Coritiba, rebaixado em 2009, conquistou o acesso em 2010. Já o Atlético amargou o descenso em 2011, mas voltou em 2012. Na dobradinha 2012/2013 aconteceu o maior número de sobe e desce. Sport, Palmeiras e Figueirense foram rebaixados, mas voltaram no ano seguinte.

Recordista!

Cruzeiro poderá se tornar o campeão com o maior número de vitórias do Brasileirão

Atualmente, clube mineiro ostenta 22 vitórias e disputará mais três jogos na Série A

Leia a notícia completa
O Estado de São Paulo é o recordista de acessos nos pontos corridos. Os paulistas já subiram nove vezes. O melhor desempenho aconteceu em 2008, quando Corinthians, Santo André e Grêmio Barueri conquistaram o acesso. Além do Corinthians, Portuguesa (2011) e Palmeiras (2013) também foram campeões da Série B. Santa Catarina, que já subiu o Joinville em 2014, tem seis acessos.

Outro Estado que costuma se dar bem é Pernambuco. Mas a variedade não é muito grande em relação aos clubes. Náutico e Sport foram responsáveis pelos cinco acessos pernambucanos na Série B de pontos corridos - vantagem rubro-negra, por 3 a 2. Enquanto isso, mineiros, paranaenses e baianos somam três acessos cada. Atlético Mineiro (2006) e Coritiba (2007 e 2010) já foram campeões.

O Estado de Goiás e, agora, o Rio de Janeiro, têm dois acessos cada. O Goiás foi campeão em 2012, enquanto o Vasco faturou o título em 2009. Por fim, Rio Grande do Norte e Ceará subiram uma vez cada para a Série A.

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool