Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
 
Em 28 de abril de 2015 às 03:54

Só uma vez o vencedor do jogo de ida da final não ficou com o título da Copa do Nordeste

Na atual edição do torneio regional, o Ceará passou pelo Bahia, em Salvador

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Ceará - O Ceará está a um empate de fazer história e conquistar o inédito título da Copa do Nordeste. O Vozão saiu na frente do Bahia ao bater o rival, por 1 a 0, em plena Arena Fonte Nova, em Salvador. Agora, basta um reles empate ao Alvinegro. Já o Tricolor será campeão com vitória simples desde que marque, ao menos, dois gols na casa do rival. Triunfo por dois ou mais gols de diferença também dará a taça ao Bahia. Mas além da desvantagem, o clube baiano tem outro ponto negativo para superar.

 Bahia tentará reverter a vantagem para conquistar o terceiro título na Copa do Nordeste!
De acordo com o Sr. Goool, apenas uma vez o vencedor do jogo de ida da final não ficou com o título da Copa do Nordeste. O Sr. Goool só considerou decisões com duas partidas e também aquelas em que houve vencedor no primeiro duelo. Em 1994, 2001 e 2010, por exemplo, a final teve apenas uma partida. Já em 2000 e 2003, o campeão foi definido após dois empates.

Público da final do Goianão é superado por outros 24 jogos do Estadual

Apesar do público ter sido o maior da Aparecidense, foi o pior em comparação a outras finais

Leia a notícia completa
O América de Natal foi o único clube que conseguiu reverter a vantagem na final antes de dar a volta olímpica. Na decisão de 1998, o Mecão perdeu para o Vitória, por 2 a 1, em Salvador. No duelo em Natal, o América fez 3 a 1 e obteve sua primeira e única taça no torneio regional. Mas a façanha dos perdedores nos jogos de ida acabou ai mesmo.

Os feitos dos vitoriosos na primeira partida da final, por outro lado, começaram em 1997. O Vitória não tomou conhecimento do rival Bahia e meteu logo 3 a 0 na ida. Na volta, mesmo com o tropeço, por 2 a 1, o Rubro-negro festejou o título com a torcida. Em 1999, a Copa do Nordeste teve os mesmos personagens e a mesma história. Na ida, o Vitória triunfou, por 2 a 0. Na volta, o Bahia fez 1 a 0, mas o título já era rubro-negro.

Três anos depois, porém, o Bahia finalmente deu o troco no rival. O Tricolor bateu o Vitória, por 3 a 1, e garantiu o título com o empate, por 2 a 2. O poder dos vencedores nos jogos de ida continuou na volta da Copa do Nordeste, em 2013. Naquela oportunidade, o Campinense conquistou seu primeiro título ao vencer o ASA, por 2 a 1, e 2 a 0. Já no ano passado, o Sport abocanhou o título ao triunfar sobre o Ceará, em casa, por 2 a 0, e segurar o 1 a 1, em Fortaleza.

Campanhas...
O duelo de volta na final da Copa do Nordeste será nesta quarta-feira, às 22 horas, no Estádio Castelão, em Fortaleza. Além dos placares já mencionados no começo do texto, se o Bahia devolver o 1 a 0, a decisão será nos pênaltis.

O invicto Ceará chega ao último jogo do torneio regional com aproveitamento de 69,7%. São seis vitórias (três empates e três fora) e cinco empates (dois como mandante e três como visitante), além de 14 gols a favor e sete contra. O Bahia, por sua vez, tem aproveitamento de 60,6%. Foram cinco triunfos (quatro diante da torcida e um fora), cinco empates (um como mandante e quatro como visitantes) e uma derrota em casa, além de 13 gols a favor e nove contra.

No geral, a Copa do Nordeste acumula 73 jogos com 31 vitórias dos mandantes, 15 triunfos dos visitantes e 27 empates. São 173 gols, sendo 96 dos donos da casa e 77 dos visitantes. Média de 2,37 tentos por partida. Nas arquibancadas, a média do torneio chega a 7.047 pagantes e total de 507.378 torcedores.

Se em campo, o Bahia está ligeiramente atrás do Ceará, nas arquibancadas o Tricolor leva vantagem. Responsável pelos dois maiores públicos da Copa do Nordeste - sendo o melhor no jogo de ida da final (40.805) -, o Bahia lidera o ranking de público com média de 20.050 pagantes. O Ceará, que poderá tomar a liderança do rival, aparece em 3º lugar com média de 16.459 alvinegros.

Campeões!
O Vitória é o maior campeão da Copa do Nordeste com quatro títulos. O Sport, atual vencedor do torneio regional, ostenta três conquistas. O Bahia, por sua vez, deu duas voltas olímpicas. Já Campinense e América de Natal têm um título cada.

Confira as decisões com dois jogos na Copa do Nordeste:

*campeão

1997

Bahia 0 x 3 Vitória
Vitória* 1 x 2 Bahia

1998

Vitória 2 x 1 América de Natal
América de Natal* 3 x 1 Vitória

1999

Vitória 2 x 0 Bahia
Bahia 1 x 0 Vitória*

2002

Bahia 3 x 1 Vitória
Vitória 2 x 2 Bahia*

2013

ASA 1 x 2 Campinense
Campinense* 2 x 0 ASA

2014

Sport 2 x 0 Ceará
Ceará 1 x 1 Sport*

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool