Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020
Em 27 de junho de 2013 às 14:16

Só Flamengo e Fluminense terminaram o Brasileirão com o título e o artilheiro

Atacante Washington, por sua vez, é o único jogador que foi artilheiro em duas oportunidades de 2003 para cá

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio de Janeiro - Dez entre dez torcedores preferem o título do Campeonato Brasileiro a ver seu jogador terminar a temporada na liderança da artilharia. Apenas o atacante e de forma reservada sonha com o título simbólico da artilharia. Na história do Brasileirão de pontos corridos, apenas em duas oportunidades o clube campeão também fez o artilheiro.

A mais recente destas façanhas ocorreu na temporada passada. O Fluminense ficou com o título e ainda viu o atacante Fred - hoje na Seleção Brasileira - terminar como o artilheiro da Série A. Fred marcou 20 gols na oportunidade. O outro feito também aconteceu no Rio de Janeiro.

Em 2009, o Flamengo quebrou a sequência do títulos do São Paulo e ainda comemorou o título em dobro. O atacante Adriano - hoje sem clube - foi o artilheiro do Brasileirão com 19 gols, mesmo número de Diego Tardelli - atacante do Atlético Mineiro. A história destes dez anos de pontos corridos faz três clubes começarem a se preocupar na atual edição.

Santos e Grêmio são os recordistas de participações na elite do Brasileirão

Sr. Goool contabilizou as presenças dos clubes na Taça Brasil, Robertão e Campeonato Brasileiro

Leia a notícia completa
Por causa da Copa das Confederações, a Série A está paralisada e só voltará a rolar a bola em julho. No atual momento, Éderson (Atlético-PR), Fernandão (Bahia) e Maxi Biancucchi (Vitória) dividem a artilharia com quatro gols cada. Mas nenhum dos três clubes lidera. A ponta está com o Coritiba e seu melhor artilheiro é Devid com três tentos.

Dos clubes que estão na liderança da artilharia, o Vitória é o que mais se aproxima do primeiro lugar dentro de campo. O Leão baiano aparece na vice-liderança com dez pontos - um a menos do que o Coxa. Já o Bahia, de Fernandão, ocupa o oitavo lugar, enquanto o Atlético Paranaense amarga a 15ª colocação.

Curiosidades!
Goiás, Santos e Fluminense são os únicos clubes que já terminaram, por duas vezes, na liderança da artilharia. Os goianos, entre os três, jamais foi campeão. No primeiro Brasileirão de pontos corridos, em 2003, Dimba terminou na liderança da artilharia, mas o Cruzeiro ficou com o título de campeão. O Goiás voltou a fazer o artilheiro com Souza, em 2006. Naquele ano, o São Paulo venceu a Série A.

Santos e Fluminense dividiram a artilharia em 2008. Com o título do São Paulo, restou festejar os artilheiros, respectivamente, Kléber Pereira e Washington. Em 2008, Keirrison, do Coritiba, também acabou como artilheiro. O clube paulista ainda repetiu o feito em 2011 com Borges, enquanto o Flu teve Fred como artilheiro em 2012.

Se três clubes repetiram a dose, apenas um jogador esteve na frente da artilharia por duas vezes no Brasileirão de pontos corridos. Trata-se de Washington, o Coração Valente. Recentemente, ele marcou o primeiro gol na reabertura do Maracanã no amistoso entre amigos de Ronaldo e amigos de Bebeto.

Em 2004, ainda com 24 clubes na elite nacional, Washington balançou as redes em 34 oportunidades com a camisa do Atlético Paranaense. O Santos acabaria como campeão. Em 2008, com 20 clubes no Brasileirão, Washington anotou 21 gols. Desta vez, o atacante defendia as cores do Fluminense. Mas foi o São Paulo que acabou com o título.

Confira os campeões e os artilheiros do Brasileirão nos pontos corridos:

2003
Campeão:
Cruzeiro
Artilheiro: Dimba (Goiás)

2004
Campeão:
Santos
Artilheiro: Washington (Atlético-PR)

2005
Campeão:
Corinthians
Artilheiro: Romário (Vasco)

2006
Campeão:
São Paulo
Artilheiro: Souza (Goiás)

2007
Campeão:
São Paulo
Artilheiro: Josiel (Paraná)

2008
Campeão:
São Paulo
Artilheiro: Kerrison (Coritiba), Washington (Fluminense) e Kléber Pereira (Santos)

2009
Campeão:
Flamengo
Artilheiro: Diego Tardelli (Atlético Mineiro) e Adriano (Flamengo)

2010
Campeão:
Fluminense
Artilheiro: Jonas (Grêmio)

2011
Campeão:
Corinthians
Artilheiro: Borges (Santos)

2012
Campeão:
Fluminense
Artilheiro: Fred (Fluminense)

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2020 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2020 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool