Terça-feira, 23 de Abril de 2024
 
Em 29 de abril de 2017 às 01:55

Ponte Preta x Corinthians: o dia que o futebol perdeu João Roberto, mas ganhou Basílio

Pé de anjo foi batizado no futebol na Portuguesa e pelo ex-jogador Ipojucan

da Redação -

São Paulo - Basílio costuma dizer que comemora duas vezes o aniversário. Uma na data do seu nascimento em 4 de fevereiro e outra em 13 de outubro pelos festejos do título do Corinthians no Campeonato Paulista de 1977. O pé de anjo foi o responsável por marcar o gol que encerrou jejum de 22 anos, oito meses e uma semana de conquistas do Alvinegro. Na atual temporada, contudo, as comemorações começaram mais cedo. Primeiro Jadson ganhou uma camiseta comemorativa com o número de 77. E tudo ficou ainda mais emblemático com a reedição da final de 40 anos atrás entre Corinthians e Ponte Preta. Muitos conhecem Basílio, mas poucos sabem de toda sua história, como desvendou o jornalista Rodolfo Brito no livro reportagem "Basílio: o anjo sob a sombra Do Gol".

 Festejos do título de 1977 começaram mais cedo nesta temporada e teve até camiseta comemorativa para Jadson!Daniel Augusto Jr. / CorinthiansFestejos do título de 1977 começaram mais cedo nesta temporada e teve até camiseta comemorativa para Jadson!
Pouca gente sabe, aliás, que Basílio é sobrenome. O ex-jogador chama na verdade João Roberto Basílio. Ele deu os primeiros passos no futebol, por sinal, sob a alcunha de João Roberto. O sobrenome passou a ser nome muito antes de 1977 e fora do Parque São Jorge. Não muito distante, na verdade. Foi na Portuguesa que João Roberto virou Basílio.

Após fazer testes no Nacional, Juventus e São Paulo, Basílio chegou na Portuguesa em 1964. Na época tinha apenas 14 anos e disputava o infantil. Seu primeiro treinador foi Ipojucan Lins de Araújo, ex-meia-armador que fez história no Vasco e passou pela Seleção Brasileira. Ipojucan encerrou a carreira de jogador na Lusa, mas continuou no clube como treinador.

Descubra qual campeonato europeu tem o maior número de empates por 0 a 0

Três Ligas, aliás, superam a média geral de 7,4% de jogos sem a rede balançada

Leia a notícia completa
"Ele (Ipojucan) não se contentava em apenas pedir para os garotos realizarem uma tal jogada: fazia questão de mostrar cada passo. Assim, era respeitado e admirado por todos e o melhor de tudo, Ipojucan nunca errava a jogada que gostaria de ver seus pupilos desenvolvendo nos treinos e nos gramados", contou Basílio em seu livro.

Basílio batizado!
E foi em uma das primeiras aulas com o novo "professor" que João Roberto virou Basílio. Para situar, o futuro herói corintiano começou a carreira como atacante e tinha se destacado nos treinamentos como muitos gols. Ipojucan quis saber o nome daquele garoto, mas quase não conseguiu escutar de tão baixo que Basílio falou.

“Meu nome é João Roberto Basílio”, disse timidamente e quase não se fazendo ouvir. Ipojucan precisou fazer um esforço enorme para entender. “Bom, agora é só Basílio”, batizou Ipojucan com todo seu conhecimento", segundo relatos de "Basílio: o anjo sob a sombra Do Gol".

Batizado novamente, agora, no futebol, Basílio fez sucesso na Portuguesa e chamou atenção do Corinthians. Quarenta anos depois, ele ainda é idolatrado pela Nação Corintiana que o agradece pelo gol de 1977. E todos os Alvinegros - torcedores de Corinthians e Ponte Preta - começarão a rememorar aqueles jogos a partir de domingo, às 16 horas, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Será lá o primeiro dos dois jogos da final. Em 1977, foram três confrontos. Todos no Morumbi.


Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool