Sexta-feira, 17 de Maio de 2024
 
Em 24 de abril de 2016 às 00:00

Osasco Audax elimina Corinthians e aumenta o número de surpresas na final do Paulistão

Só no século XXI, segundo Sr. Goool, 11 clubes - fora os chamados grandes - estiveram na decisão

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Osasco Audax é a sensação da vez no Campeonato Paulista. O clube do interior não só venceu o Palmeiras na Primeira Fase como ainda eliminou o São Paulo nas quartas de final e o Corinthians na semifinal. Finalista pela primeira vez na história, o Osasco Audax dá sequência a saga de surpresas no Paulistão. Só no século XXI, segundo levantamento do Sr. Goool, 11 clubes - fora os chamados grandes - estiveram na decisão do Estadual de São Paulo.

 Osasco Audax eliminou o Corinthians nos pênaltis e se classificou pela primeira vez à final do Paulistão!Daniel AUgusto Jr. / CorinthiansOsasco Audax eliminou o Corinthians nos pênaltis e se classificou pela primeira vez à final do Paulistão!
A vaga na final do time do técnico Fernando Diniz foi obtida com aproveitamento de 54,9%. São oito vitórias (cinco em casa e três fora), quatro empates (um como mandante e três como visitante) e cinco derrotas (três diante da torcida e duas fora), além de 31 gols a favor e 24 contra. O Osasco Audax, agora, tentará repetir os feitos de Ituano e São Caetano.

Esta dupla não só chegou à final como ainda deu a volta olímpica. O Ituano conquistou os títulos de 2002 - sem os grandes que estavam no Torneio Rio-São Paulo - e 2014. Enquanto isso, o Azulão deu a volta olímpica em 2004 sob o comando de Muricy Ramalho. Mas outros clubes já pintaram na final do Paulistão.

Em 2001, por exemplo, o Botafogo brigou pela taça com o Corinthians. O União São João disputou o título contra o Ituano em 2002. A outra final do interior teve o Paulista perante o São Caetano. Rivais de Campinas, Ponte Preta, em 2008, e Guarani, em 2012, também ficaram próximos da conquista. O São Caetano, por sua vez, bateu na trave, em 2007, e o Santo André ficou no "quase" em 2010.

Nos outros estados...

Grêmio conhece bem os argentinos, mas não costuma ir bem contra os rivais na Libertadores

Tricolor já perdeu duas finais para os hermanos e, agora, pegará o Rosário Central

Leia a notícia completa
O Sr. Goool também buscou os dados dos outros Estaduais que contam com a presença de clubes do Brasileirão. O Campeonato Gaúcho, por exemplo, teve nove decisões sem o famoso Gre-Nal. No Rio Grande do Sul, porém, nenhum destas surpresas ousou roubar o título de Grêmio e Internacional de 2001 para cá.

No Paranaense foram oito decisões sem confrontos entre Atlético, Coritiba e Paraná, mas o Estadual tem um dado que supera o Paulistão. No século XXI, nada menos do que quatro vezes o campeão foi a sensação do campeonato. Em 2002, sem a presença dos grandes, o Iraty garantiu a volta olímpica contra o Grêmio Maringá. O Paranavaí, por sua vez, desbancou o Paraná, em 2007. Já nas últimas duas temporadas, Londrina (2014) e Operário (2015) fizeram a festa.

Os Estaduais Baiano e Mineiro, em seis oportunidades cada, contaram com surpresas nas finais. Já os Campeonatos de Santa Catarina e do Rio de Janeiro foram mais econômicos com três decisões sem os principais clubes do estado. Apenas o Pernambucano é mais elitista do que Catarinense e Cariocão. Em Pernambuco, só Central, em 2007, e Salgueiro, em 2015, chegaram à final no lugar de um dos chamados grandes. Nenhum, contudo, foi campeão. Cuidado com a próxima sensação, a próxima surpresa dos Estaduais!


Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool