Terça-feira, 30 de Abril de 2024
 
Em 09 de agosto de 2014 às 02:20

Márcio Cruz vê erro do STJD e crê que "decisão pode abrir precedente para casos futuros"

Criciúma escalou jogador de forma irregular e, mesmo assim, foi absolvido pelo Pleno do STJD

da Redação -

São Paulo - A absolvição do Criciúma pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) foi um erro na visão do advogado Márcio Cruz, colunista do Sr. Goool. Ele vê semelhança com o caso da Portuguesa e acredita que a decisão poderá abrir precedentes para casos futuros. O Criciúma escalou, de forma irregular, o atacante Cristiano e, mesmo assim, evitou a perda de três pontos no Campeonato Brasileiro.

"A punição deveria ser mantida no meu ponto de vista. O que tem que se destacar é que a questão foi de interpretação do STJD. A votação foi 4 a 2. Quatro auditores votaram pela reforma da decisão, mantendo os pontos do Criciúma. Dois auditores votaram para que fossem tirados os três pontos do Criciúma. O Procurador Geral Paulo Schimit, inclusive, queria a manutenção da decisão", opinou Márcio Cruz.

 Balança pendeu para outro lado!
Tanto Criciúma, como a Portuguesa - que escalou o meia Héverton na última rodada do Brasileirão 2013 - foram indiciados no artigo 214 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) e a denúncia foi embasada na utilização de atleta em situação irregular.

O artigo 214 do CBJD prevê que "a utilização de atleta em condições irregulares de jogo, enseja a perda do número máximo atribuído à uma vitória no regulamento da competição, além dos pontos obtidos na partida em que o atleta irregular atuou".

"A diferença - que também não justificaria a absolvição - é que o atleta (Cristiano) recebeu a punição ano passado (Copa do Brasil 2013) suspensão por cinco jogos, tendo cumprido apenas a suspensão automática de uma partida. Depois ele não mais atuou em competições nacionais. Portanto, tinha ainda mais quatro partidas para cumprir de suspensão para cumprir, mas atuou na segunda rodada da Série A 2014", explicou o advogado.

Clássico das Emoções volta a acontecer em competições nacionais após nove anos

Santa Cruz e Náutico ainda farão confronto de seis pontos pela Série B do Brasileirão

Leia a notícia completa
Para Márcio Cruz, a nova atitude do STJD pode abrir precedentes para casos futuros. O Criciúma recorreu ao ultrapassado sistema da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, mediante as informações de lá, escalou o atleta. O mesmo argumento foi utilizado por Portuguesa e Flamengo, também punido, em 2013, pela escalação irregular do lateral-esquerdo André Santos.

"O fundamento utilizado para a absolvição foi o de que não havia informação no site da CBF acerca da punição do Cristiano. O que não justifica, pois todo mundo sabe que esse sistema não é seguro. Enfim, o que vale é que havia efetivamente a suspensão a cumprir e, portanto, deveria ter retirado os três pontos do Criciúma", diz Márcio Cruz que completa:

"Aliás essa decisão pode abrir um precedente para casos futuros, isentando os clubes de realizar qualquer controle sobre os atletas suspensos".

Sem a punição, o Criciúma soma 15 pontos. Neste sábado, às 18h30, o clube catarinense irá enfrentar o líder Cruzeiro, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, pela 14ª rodada do Brasileirão.


Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool