Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
 
Em 19 de abril de 2015 às 10:09

Inter e São Paulo já foram eliminados três vezes na fase de grupos da Libertadores

Cruzeiro, por outro lado, sempre superou a fase de grupos no torneio sul-americano

da Redação -

São Paulo - A Libertadores 2015 conta com cinco clubes brasileiros. O Corinthians, até aqui, é o único que já carimbou o passaporte para as oitavas de final. Atlético Mineiro, Cruzeiro, Internacional e São Paulo, por outro lado, tentam chegar ao mata-mata. Todos têm apenas mais um jogo para atingir o objetivo. Dos quatro, só o Galo está fora da zona de classificação. Levando em conta todas as participações destes clubes no torneio sul-americano, paulistas e gaúchos contabilizam três eliminações cada na fase de grupos.

Recordista em participações na Libertadores entre os brasucas - 17 vezes -, o São Paulo luta com o San Lorenzo - atual campeão - pela última vaga no Grupo 2. O Tricolor, apesar de ter sido eliminado três vezes na fase inicial, nunca caiu antes da hora nesta nova fase da Libertadores. A última eliminação sãopaulina na fase de grupos foi em 1987, quando amargou a lanterna.

O São Paulo ainda foi eliminado em 1982 com a vice-liderança. Naquela época, apenas o líder de cada grupo passava adiante. A primeira eliminação antes do mata-mata aconteceu em 1978, quando o Tricolor ficou em 3º lugar. O Internacional, por sua vez, é o oposto do rival paulista.

O Colorado, na atual edição, lidera seu grupo com dez pontos. Mas a última eliminação na fase inicial é bem recente. Campeão em 2006, o Inter conseguiu cair na fase de grupos de 2007. Há oito anos, o clube gaúcho foi 3º colocado. Outro desastre nas campanhas coloradas na Libertadores foi em 1993. Mesmo classificando três clubes por grupo, o Inter foi lanterna. Já em 1976, os gaúchos até ficaram na vice-liderança, mas naquela época só o líder avançava.

 Hoje líder, Internacional foi eliminado na fase de grupos da Libertadores pela última vez em 2007!
Último campeão brasileiro no torneio mais importante da América do Sul, o Atlético Mineiro soma seis pontos, três a menos do que os dois primeiros colocados do Grupo 1. O Galo não quer repetir as campanhas de 1972 e 1981. Na primeira oportunidade, o clube mineiro foi lanterna. Em 1981, o clube até conseguiu a vice-liderança do grupo, mas o torneio dava vaga apenas para o 1º colocado.

Dos quatro clubes brasucas que lutam pela vaga às oitavas de final, apenas o Cruzeiro jamais foi eliminado na fase de grupos. Segundo clube com mais participações na Libertadores (15), o Cruzeiro ostenta os títulos de 1976 e 1997. Na atual temporada, a Raposa está na vice-liderança do Grupo 3 com oito pontos, um a menos do que os bolivianos do Universitario.

Campeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final.

Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool