Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
 
Em 17 de maio de 2014 às 17:57 - Atualizado em 17 de maio de 2014 às 18:03

Histórico! Luziânia, de Goiás, fatura título do Campeonato Brasiliense

Título do Luziânia ainda aumentou a seca de conquistas da capital e do próprio Brasília

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Distrito Federal - Parabéns, Associação Atlética Luziânia! Pela primeira vez na história, o Campeonato Brasiliense tem um campeão de outro Estado. O goiano Luziânia, apesar de ter perdido, por 1 a 0, para o Brasília, neste sábado, no Estádio Mané Garrincha, faturou o título candango, uma vez que havia ganho a partida de ida, por 3 a 2, e fez melhor campanha do que o rival nas fases anteriores. Pode parecer estranho, mas é comum clubes de outros Estados disputarem o Estadual do Distrito Federal. (Confira a página exclusiva do campeão Luziânia no Sr. Goool!)

A explicação é a distância da cidade natal até a capital de seus Estados e também do Distrito Federal. Luziânia, por exemplo, está a 212 km de Goiânia, mas a distância até Brasília chega a apenas 59,1 km. E o clube goiano já havia batido na trave duas vezes. O Luziânia ficou com o vice-campeonato, em 1966, diante do Rabello, e ainda foi superado pelo Ceilândia, em 2012.

Com o título do Luziânia, a cidade de Brasília aumenta o jejum de conquistas estaduais. Desde 2002, o Candangão não tem um campeão da capital. Na oportunidade, o CFZ, de Brasília, bateu o Gama. De lá para cá foram oito títulos do Brasiliense, dois do Ceilândia e um do Gama.

A seca do Brasília também aumentou com mais este vice. Dono de oito títulos estaduais (1976, 1977, 1978, 1980, 1982, 1983, 1984 e 1987), o Brasília não dá a volta olímpica há 27 anos. Na temporada passada, o Colorado já havia sido vice-campeão ao perder para o Brasiliense.

Luziânia e Brasília já estão garantidos na Copa Verde e na Copa do Brasil 2015. O Luziânia ainda garantiu vaga na Série D do Brasileirão. A campanha do Luziânia teve nove vitórias (quatro em casa e cinco fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e três derrotas (duas em casa e uma fora). Aproveitamento de 62,7%. O clube goiano ainda anotou 18 gols (sete em casa e 11 fora) e sofreu nove (cinco como mandante e quatro como visitante).

Novata, Bósnia-Herzegóvina deixa de lado clima de festa antes da Copa do Mundo

Com exceção da Argentina, o Grupo F foi um presente para os bósnios

Leia a notícia completa
O Gama é o maior vencedor do Distrito Federal com dez títulos. Brasiliense e Brasília somam oito conquistas cada, contra cinco do Taguatinga e quatro do Defelê. O Rabelo soma três títulos, enquanto Ceilândia, Sobradinho e Grêmio Brasiliense têm dois cada. Já CFZ, Guará, Tiradentes, Campineira, Pioneira, CEUB, Serviço Gráfico, Colombo, Coenge, Cruzeiro e, agora, Luziânia, têm um título cada.

Geral!
A Edição 2014 do Campeonato Brasiliense teve a realização de 80 jogos com 31 vitórias dos mandantes, 27 triunfos dos visitantes e 22 empates. Foram marcados 174 gols, sendo 88 dos donos da casa e 86 dos visitantes. Média de 2,18 tentos por partida. A vitória dos mandantes, por 1 a 0, foi o resultado mais repetido no Estadual - 14 vezes.

Campeão, o Luziânia terminou com o maior número de vitórias (9). Enquanto isso, o Brasiliense foi o time que menos perdeu (1). Já o Sobradinho foi o responsável pelo melhor ataque (26). Brasiliense, com oito gols cada, teve a melhor defesa do Candangão.

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool