Sexta-feira, 29 de Março de 2024
 
Em 14 de fevereiro de 2016 às 10:31

Grêmio é o brasuca com a menor taxa de eliminação antes do mata-mata da Libertadores

Enquanto isso, eliminações de Palmeiras e Atlético Mineiro chegam a 20% no torneio sul-americano

da Redação -

Rio Grande do Sul - Os cinco clubes brasileiros na Libertadores 2016, historicamente, não precisam se preocupar com a fase de grupos. Grêmio, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Atlético Mineiro foram poucas vezes eliminados antes do mata-mata. O Tricolor gaúcho é, entre o quinteto, aquele com a menor taxa de eliminação.

 Grêmio é o clube brasileiro com melhor desempenho na fase de grupos da Libertadores!Lucas Uebel / GrêmioGrêmio é o clube brasileiro com melhor desempenho na fase de grupos da Libertadores!
Em 15 edições da Libertadores, ainda sem contar a atual temporada, o Grêmio deixou o torneio na fase de grupos em 1982 e 1990. A taxa tricolor não passa de 13,3%. Nestas duas eliminações, diferentemente de agora, havia brasileiros no grupo. Em 1982, o grupo gremista contava com Peñarol-URU, São Paulo e Defensor-URU, enquanto em 1990 havia Olímpia-PAR, Cerro Porteño-PAR e Vasco.

Sr. Goool em imagens com as campanhas de todos os campeões da Copa do Nordeste

Dos 12 títulos, três clubes conseguiram dar a volta olímpica de forma invicta no torneio regional

Leia a notícia completa
O Corinthians, com suas 12 participações, é outro clube que raramente cai antes da hora. O problema é que ninguém esquece a eliminação ainda na Primeira Fase contra o Tolima, em 2011. Além deste desastre, o Timão não disputou o mata-mata em 1977. O grupo do clube paulista contava com Internacional, El Nacional-EQU e Deportivo Cuenca-EQU.

Maior campeão e recordista de participações entre os brasileiros, o São Paulo tem mais eliminações do que Grêmio e Corinthians, mas na comparação entre participações e eliminações, a taxa tricolor equivale a dos rivais (17,6%). O São Paulo não é eliminado antes do mata-mata desde 1987.

Enquanto isso, Palmeiras e Atlético Mineiro, entre os cinco que disputam o torneio sul-americano em 2016, são os únicos que alcançam a marca de 20%. O Verdão foi eliminado antes da hora em três das suas 15 participações. Já o Atlético Mineiro, em sete presenças na Libertadores, caiu na fase de grupos duas vezes.

Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
A primeira fase da Libertadores contará com 12 clubes. Os seis classificados no mata-mata entrarão na fase de grupos. Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.

Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.

Confira quantas vezes os clubes brasileiros foram eliminados antes do mata-mata na Libertadores:

Grêmio (13,3%)

1982 (Peñarol-URU, São Paulo e Defensor-URU)
1990 (Olímpia-PAR, Cerro Porteño-PAR e Vasco)

Corinthians (16,6%)

1977 (Internacional, El Nacional-EQU e Deportivo Cuenca-EQU)
2011 (Tolima-COL)

São Paulo (17,6%)

1978 (Atlético Mineiro, Unión Española-CHI e Palestino-CHI)
1982 (Peñarol-URU, Grêmio e Defensor-URU)
1987 (Cobreloa-CHI, Colo-Colo-CHI e Guarani)

Palmeiras (20%)

1973 (Botafogo, Nacional-URU e Peñarol-URU)
1974 (São Paulo, Deportivo Municipal-BOL e Jorge Wilstermann-BOL)
1979 (Guarani, Universitario-PER e Alianza Lima-PER)

Atlético Mineiro (28,6%)

1972 (São Paulo, Olímpia-PAR e Cerro Porteño-PAR)
1981 (Flamengo, Cerro Porteño-PAR e Olímpia-PAR)

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool