Sexta-feira, 29 de Março de 2024
 
Em 05 de fevereiro de 2016 às 11:05

Estaduais esquecem o bom senso e armam jogos sob "maçarico" neste início de ano

Com temperaturas elevadas, jogadores sofrem mesmo com as paradas técnicas

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Minas Gerais - O Guarani, nesta quinta-feira, atropelou o América Mineiro, por 3 a 0, no Estádio Farião, em Divinópolis, pela 2ª rodada do Campeonato Mineiro. O jogo teve início às 16 horas do horário de verão, ou 15 horas do horário normal, sob temperatura de 33ºC, chegando a casa dos 38ºC, segundo dados do site ClimaTempo.

Para desespero de jogadores, torcedores, arbitragem e jornalistas não há nada que impeça um determinado horário de jogo. Apenas o sempre esquecido bom senso. De acordo com o Art. 8º do Regulamento Geral das Competições, "compete ao árbitro: interromper, sempre que a temperatura superar os 28 graus centígrados ou a seu critério, a partida para hidratação dos atletas restringindo-se a uma parada por tempo sempre após os vinte minutos".

O árbitro mineiro Wanderson Alves de Souza relatou na súmula da partida "acréscimo devido parada para hidratação dos atletas". No futebol brasileiro todos sabem que, no horário de verão, os jogos à tarde começam às 17 horas. Nos Estaduais, porém, esta "regra" nem sempre é seguida.

Santa Catarina tem figurinha carimbada e início arrasador na Série D

Estado obteve dois acessos nos dois primeiros anos da última divisão nacional

Leia a notícia completa
O Sr. Goool entrou em contato com a Federação Mineira de Futebol (FMF) para tentar elucidar esta questão. A entidade jogou a bola para a diretoria do Guarani.

"Os horários dos jogos são escolhidos e determinados pelos dois clubes envolvidos na partida. Na reunião do conselho técnico esses assuntos foram abordados e cada Clube escolheu o horário que convinha, mesmo sendo lembrados do horário de verão", disse a assessoria da FMF ao Sr. Goool.

Quente, muito quente!
O Sr. Goool também tentou contato com as assessorias e diretorias de Guarani e América Mineiro, mas não obteve resposta. O mesmo aconteceu com a Federação Paulista de Futebol (FPF). A entidade de São Paulo, aliás, até enviou um e-mail, via assessoria, ao Sr. Goool.

"Te adianto que há em andamento um estudo do Comitê Médico sobre este assunto específico".

Tal estudo, porém, não foi apresentado ao Sr. Goool, assim como as outras questões não foram respondidas. No Paulistão, o Água Santa abriu o Estadual 2016 com partida às 16 horas. O Candangão e o Capixabão também tiveram jogos neste horário. No Nordeste, o Sergipano teve confronto às 16h15, enquanto o Cearense realizou duelos às 16h30 Já Maranhense e Piauiense fizeram jogos às 16h45.

Nada impede que isso ocorra. As Federações podem até ter certos estudos, mas a realidade é que, quem faz as tabelas, não entra em campo e nem sente o maçarico ligado no "lombo". E segue o futebol brasileiro!


Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool