Domingo, 28 de Abril de 2024
 
Em 23 de março de 2014 às 05:06

Em minoria, trio do Sudeste defenderá a supremacia no Brasileirão

Desde 2003, apenas clubes mineiros, cariocas e paulistas foram campeões da Série A

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Campeonato Brasileiro, desde que adotou a fórmula de pontos corridos em 2003, teve clubes campeões apenas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, de 2004 para cá, estes três Estados igualaram ou foram maioria em relação aos rivais. Mas em 2014 a história será diferente, o que poderá colaborar para um campeão inédito nos pontos corridos.

Com o rebaixamento de Vasco, Portuguesa e Ponte Preta, mineiros, cariocas e paulistas terão "apenas" nove representantes na Série A. Por outro lado, Paraná (2), Bahia (2), Santa Catarina (3), Goiás (1), Rio Grande do Sul (2) e Pernambuco (1) serão maioria com 11 representantes na elite nacional.

Com exceção de Goiás e Santa Catarina, os outros Estados já foram campeões do Brasileirão. Mas todos ainda buscam o primeiro título nos pontos corridos. Nos anos anteriores, com a maioria de Minas, Rio e São Paulo, não foi possível levar o título mais importante do futebol brasileiro.

No ano passado, por exemplo, o Cruzeiro ganhou seu segundo título na atual fórmula de disputa. O Brasileirão contou com 11 clubes dos três Estados mencionados. A superioridade foi ainda maior em 2012. Com 12 clubes, o trio fez o Fluminense campeão. O Corinthians levou o Brasileirão 2011 com o respaldo de 12 "companheiros".

 Atual campeão, Cruzeiro venceu pela segunda vez o Brasileirão de pontos corridos!
Em 2010, também foram 12 clubes mineiros, cariocas e paulistas durante a primeira conquista do Fluminense nos pontos corridos. Com 11 clubes do trio de Estados, o Flamengo abocanhou o Brasileirão de 2009. O mesmo aconteceu com o São Paulo um ano antes e em 2006.

Time Negra, Caiçara e CSP têm média de público inferior a 100 pagantes

Neste ranking com 25 clubes, o Sr. Goool levou em conta apenas o lanterna de público de cada Estadual

Leia a notícia completa
Em 2005, o Brasileirão contava com 22 clubes, mesmo assim, Minas, Rio e São Paulo tinham 12 clubes. O título ficou com o Corinthians. Em 2004, mesmo com 24 clubes na Série A, os três Estados do Sudeste viram o título do Santos com 13 representantes na elite.

Exceção!
Em outras duas oportunidades, mineiros, cariocas e paulistas marcaram presença mesmo não sendo maioria. Em 2007, o São Paulo foi campeão. O triunvirato tinha dez clubes, contra dez dos outros Estados.

Já no primeiro ano de pontos corridos, em 2003, o Cruzeiro venceu, mesmo sendo 11 clubes para os três estados do Sudeste, contra 13 do restante do Brasil. Esta foi a única vez que mineiros, cariocas e paulistas ficaram em desvantagem. Mesmo assim, o título não saiu do Sudeste.

O Brasileirão 2014 terá início em 19 de abril. Paranaenses, baianos, catarinenses, goianos, gaúchos e pernambucanos terão mais uma oportunidade de fazerem história. O Sr. Goool acompanhará de perto a disputa pelo título da Série A. Já está no ar a tabela completa e o simulador.

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool