Sábado, 20 de Julho de 2019
Em 17 de janeiro de 2013 às 09:42

Em Santa Catarina, interior vive melhor momento do que a capital

Criciúma e Chapecoense subiram no Brasileirão e o interior ainda tem mais títulos estaduais

da Redação -

Santa Catarina - No futebol, dificilmente o interior se sobressai a capital. Por conta de recursos e visibilidade, os clubes dos grandes centros dão de goleada no pessoal mais distante. Mas esta não é a situação de Santa Catarina. O futebol catarinense ovaciona os clubes do interior e a trupe faz por merecer. O exemplo mais atual é o Criciúma. Enquanto o rival Figueirense - da capital Florianópolis - foi rebaixado no Campeonato Brasileiro e o Avaí - também do grande centro - amargou a Série B, o time da terra do carvão conquistou o acesso à elite nacional.

Sem falar da Chapecoense. Se em 2011 o Verdão faturou seu quarto título estadual, no ano passado a Chapecoense subiu para a Série B e encontrará, além da dupla da capital, o Joinville. São três acessos seguidos de Santa Catarina nas Série B e C do Brasileirão. Além de Chapecoense e Criciúma, o Joinville subiu, em 2011, com direito a título na terceira divisão.

Assistente de arbitragem com nome de Beatles tem banda de reggae/evangélica

Lennon McCartney Farias Paes ganhou a homenagem do pai, fã da banda britânica

Leia a notícia completa
É verdade que no Campeonato Catarinense os maiores campeões são de Florianópolis, mas nem isso assusta ou atrapalha o interior. O Avaí, por sinal, é o atual vencedor. Mas na somatória de títulos, o interior goleia a capital. Avaí (16), Figueirense (15), Paula Ramos (1), Atlético Catarinense (1) e Externato (1) somam 34 títulos estaduais.

Enquanto isso, o interior aparece com 53 conquistas divididas entre 18 clubes. O Joinville, apesar de não dar a volta olímpica desde 2001, é o recordista do interior com 12 títulos. O Criciúma, na seca desde 2005, soma nove. E ainda tem outro detalhe importante nesta disputa entre capital e interior.

Só para ficar nestes cinco clubes das Séries A e B, Avaí e Figueirense fizeram quatro finais para alegria de Florianópolis (1972, 1975, 1999 e 2012). Por outro lado, Criciúma, Chapecoense e Joinville estiveram envolvidos em 13 decisões. O Criciúma encarou a Chapecoense em 1991, 1995, 2007 e 2011. A final entre Criciúma e Joinville aconteceu sete vezes: 1980, 1981, 1982, 1987, 1989, 1990 e 2001. Já Joinville e Chapecoense se trombaram em duas oportunidades na decisão (1978 e 1996).

Fórmula de disputa!
Este embate já tem data marcada para começar. A abertura da edição 2013 está agendada para o próximo sábado. Atlético Hermann Aichinger, Avaí, Camboriú, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Guarani, Joinville, Juventus e Metropolitano estão na briga pelo título. Os times se confrontarão em dois turnos, com os campeões avançando à semifinal.

Completam a terceira fase os dois clubes com melhor índice técnico (soma dos pontos) que não tenham conquistado a vaga através de turno. Embora, na teoria, um time que faturasse os dois turnos devesse comemorar a conquista do título, isso não acontecerá em Santa Catarina. Se um time conquistar os dois turnos, serão três classificados através do índice técnico.

O problema deste regulamento viu-se na última edição, quando o Figueirense abocanhou os dois turnos, mas não levou o título. Inclusive, o time do Estreito perdeu a taça principal do Campeonato Catarinense para o seu maior rival, Avaí, em pelo Estádio Orlando Scarpelli.

Confira os jogos da 1ª rodada do Campeonato Catarinense 2013:

Sábado
17h

Avaí x Hermann Aichinger

19h30
Criciúma x Camboriú

Domingo
17h

Joinville x Chapecoense
Juventus x Metropolitano

19h30
Guarani x Figueirense

Mais Notícias

 
"
© Copyright 2013 - 2019 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2019 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool