Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
 
Em 04 de abril de 2013 às 13:22

Decadência do União São João: um rebaixamento a cada três temporadas

Clube paulista revelou Roberto Carlos, foi campeão das Séries B e C e disputou quatro vezes a elite nacional

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O União São João, tradicional clube do Estado de São Paulo, encontrou o fundo do poço, na noite da última quarta-feira, ao ser derrotado, por 3 a 2, para o Joseense, em Araras, e amargar o rebaixamento na Série A3 do Campeonato Paulista. Se não fechar as portas, o União disputará, em 2014, a Segundona Paulista (equivalente a quarta e última divisão).

Seis clubes já arrecadaram mais de R$ 1 milhão nos Campeonatos Estaduais 2013

Líder é o Corinthians e Paulistão tem três dos cinco clubes mais ricos na atual temporada

Leia a notícia completa
A duas rodadas do final da Primeira Fase na Série A3, o União São João ocupa a lanterna, com apenas nove pontos em 17 partidas. São duas vitória como mandante, três empates (dois em casa e um fora) e 12 derrotas (cinco como mandante e sete como visitante). A Ararinha ainda anotou 17 gols (pior ataque) e levou 31 (segunda pior defesa).

Esse é o quinto rebaixamento do União São João em 16 anos. Em 1997, para se ter uma ideia, o clube de Araras disputou a Série A do Campeonato Brasileiro. O União chegou à elite ao conquistar o título mais importante de sua história: a Série B do Brasileirão em 1996. Mas de lá para cá tudo deu errado.

Sem fim...
Como se não bastasse o rebaixamento na Série A, em 1997, o clube paulista voltou a cair em 1999. Se contar o "rebaixamento" da Copa João Havelange, em 2000, o União passa a ter seis quedas em 16 anos. Naquela oportunidade, o clube disputou o Módulo Amarelo, mas sem sucesso - terminou no 26º lugar - ficou na Série C de 2001.

A Terceira Divisão, porém, não agradou o União São João. O clube disputou a Série C em 2004 (ficou em 57º lugar) e em 2005 (ficou em 41º lugar) e depois nunca mais esteve em uma competição nacional. A trajetória no Paulistão foi bem parecida. O União São João chegou à elite em 1988 e ficou 18 temporadas seguidas na Série A1.

Mas com o descenso em 2005, tudo mudou. Na Série A2, o clube de Araras até fez boas campanhas em 2007, 2008, 2009 e 2010, quando se classificou na Primeira Fase, mas perdeu o acesso na última parte do Estadual. Em 2011 o prenúncio do pior. O clube caiu logo na fase inicial. Já no ano passado, o União acabou rebaixado na penúltima colocação. E em 2013, o fundo do poço virou realidade.

Precursor!

 Roberto Carlos surgiu no União São João em 1990!
Mas nem sempre o União São João foi amaldiçoado. Fundado em 14 de janeiro de 1981, o União São João Esporte Clube foi o primeiro clube brasileiro a se transformar em clube-empresa. Com boa estrutura, a Ararinha passou a se intitular como "fábrica de talentos".

A maior revelação do clube paulista foi o lateral-esquerdo Roberto Carlos. O jogador ficou no União entre 1990 e 1992, quando se transferiu para o Palmeiras. Roberto Carlos ainda passou por grandes clubes como o Real Madrid e Corinthians, além da Seleção Brasileira.

Campeão Brasileiro da Série B, em 1996, o União São João também faturou o título da Série C, em 1988, assim como o Título do Interior no Paulistão de 1997. O clube, que dá a seu estádio (Hermínio Ometto) o nome do seu fundador e então presidente, disputou por quatro vezes a Série A do Brasileirão (1993, 1994, 1995 e 1997).

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool