Domingo, 28 de Abril de 2024
 
Em 08 de outubro de 2018 às 14:29

Copa do Brasil terá final entre dois campeões pela oitava vez na história

Sem falar que nas últimas quatro decisões houve embate entre vencedores no torneio nacional

da Redação -

São Paulo - Cruzeiro e Corinthians começarão a decidir o título da Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 21h45, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Esta será a oitava vez que o torneio nacional terá dois campeões na decisão, segundo levantamento do Sr. Goool. Sem falar que nas últimas quatro oportunidades, a final contou com dois vencedores.

Atual campeão, o Cruzeiro já esteve nesta situação. A Raposa foi campeã em cima do Flamengo em 2003 e 2017. Nas duas oportunidades, os finalistas acumulavam conquistas na Copa do Brasil. O Corinthians também fez embates entre campeões. Na primeira, perdeu para o Grêmio em 2001. Oito ano depois, o Timão derrotou o Internacional. Ainda houve finais campeãs entre Grêmio e Flamengo (1997), Palmeiras e Santos (2015), além de Grêmio e Atlético Mineiro (2016).

O Cruzeiro buscará seu sexto título na Copa do Brasil (1993, 1996, 2000, 2003 e 2017). As conquistas de 1996 e 2000 foram em cima de rivais paulistas - Palmeiras e São Paulo, respectivamente. O clube mineiro ainda ostenta os vices de 1998 - título perdido para o Palmeiras - e 2014.

O Corinthians, fora da decisão desde 2009, acumula três conquistas (1995, 2002 e 2009), além de dois vices (2001 e 2008). O confronto inédito colocará frente a frente o atual campeão brasileiro (Timão) e o atual vencedor da Copa do Brasil (Cruzeiro).

 Corinthians e Cruzeiro tentarão levantar mais uma vez o troféu da Copa do Brasil!Lucas Figueiredo / CBFCorinthians e Cruzeiro tentarão levantar mais uma vez o troféu da Copa do Brasil!
Final inédita!
Esta será uma final inédita no torneio nacional que terá pela quarta vez confronto entre mineiros e paulistas. A vantagem, até aqui, é de Minas Gerais. O Cruzeiro foi campeão na primeira vez em que desafiou um clube de São Paulo. O Trem Azul bateu o Palmeiras na decisão de 1996. Dois anos depois, porém, o mesmo Cruzeiro levou o troco do próprio Palmeiras. Em 2000, o Cruzeiro deu a volta olímpica em cima do São Paulo.

Vasco tentará encerrar jejum de um ano sem vencer clássico no Brasileirão

Gigante da Colina enfrentará sua última vítima na tentativa de sair da zona de rebaixamento

Leia a notícia completa
Além de se dar bem ante paulistas, o Cruzeiro ainda entrou para uma seleta lista na Copa do Brasil. A Raposa igualou o Grêmio, único campeão que conseguiu defender o título no torneio nacional. O Imortal foi campeão em 1994 e, no ano seguinte, perdeu a volta olímpica para o Corinthians. Sem falar que os gaúchos são os únicos que estiveram em três decisões consecutivas, uma vez que o Tricolor amargou o vice em 1993.

O representante de Belo Horizonte também passou a ser o quinto clube a pisar em duas finais seguidas. No ano passado, o Cruzeiro foi campeão em cima do Flamengo. O Mengo, aliás, está entre os clubes presentes em duas finais seguidas. O Rubro-negro, no entanto, foi vice em 2003 e 2004. Já o Coritiba foi vice-campeão em 2011 e 2012.

O Corinthians é outro clube que esteve em duas decisões. Vice em 2001, o Timão se recuperou em 2002. Só o Alvinegro do Parque São Jorge, por sinal, repetiu a dose. O Corinthians bateu na trave em 2008, mas se recuperou com a conquista de 2009.

Campanhas!
O Cruzeiro entrou nas oitavas de final da Copa do Brasil e contabiliza três vitórias como visitante, dois empates como mandante e uma derrota ao lado da torcida, além de sete gols a favor e cinco tentos tomados. Aproveitamento de 61,1%. Antes do Palmeiras, a Raposa eliminou Atlético Paranaense e Santos.

O Corinthians, por sua vez, eliminou Vitória, Chapecoense e Flamengo. Invicto, o Timão acumula quatro triunfos (três em casa e um fora) e dois empates como visitante, além de sete gols pró e dois sofridos. Aproveitamento de 77,8%. Se o Cruzeiro tem desempenho perfeito fora de casa, o Corinthians apresenta 100% como mandante.

Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra seis de Minas Gerais. Já o Rio de Janeiro ficou com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, o Grêmio voltou a ganhar a companhia do Cruzeiro. A dupla contabiliza cinco conquistas cada. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.

Confira as finais da Copa do Brasil que tiveram dois campeões:

*campeões

1997

Grêmio* x Flamengo

2001

Grêmio* x Corinthians

2003

Cruzeiro* x Flamengo

2009

Corinthians* x Internacional

2015

Palmeiras* x Santos

2016

Grêmio* x Atlético Mineiro

2017

Cruzeiro* x Flamengo

2018

Corinthians x Cruzeiro

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool