Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
 
Em 01 de dezembro de 2015 às 03:21 - Atualizado em 01 de dezembro de 2015 às 12:54

Com jogos às 11 horas e inversão de campo, Mineiro 2016 já tem simulador no Sr. Goool

FMF, TV e clubes incluíram no regulamento um artigo para liberar a inversão ou venda de mando de campo

da Redação -

Minas Gerais - O Campeonato Mineiro costumava ser um dos Estaduais mais organizados do Brasil. É verdade que a fórmula de disputa, bem simples, se manteve para a edição 2016, mas a Federação Mineira de Futebol (FMF) - com a anuência dos clubes e da TV - liberou uma prática que coloca em risco a credibilidade do Estadual de Minas Gerais. O Sr. Goool, nesta terça-feira, traz as novidades do Mineiro e também disponibiliza a tabela e o simulador para os torcedores internautas.

A FMF liberou geral a venda do mando de campo ou inversão de campo, como vocês preferirem. O Villa Nova jogará contra América e Atlético na casa dos rivais. O clube de Nova Lima tem estádio, mas por conta da TV, terá que atuar no Independência e no Mineirão, respectivamente. Mas antes de esbravejar contra a FMF, saiba que os clubes - como de costume - abaixaram a cabeça e aceitaram.

Diz a nota no pé da tabela oficial do Campeonato Mineiro: "Os clubes decidiram, no Conselho Técnico, que o Villa Nova Atlético Clube poderá, caso assim deseje, jogar suas partidas nos Estádios Independência e/ou Mineirão, em Belo Horizonte, independentemente do adversário. A decisão foi tomada com base em duas principais justificativas, quais sejam, o veto prévio da emissora detentora dos direitos de transmissão ao Estádio Castor Cifuentes e a proximidade da cidade de Nova Lima com Belo Horizonte (art. 20, § 2º, do REC)".

A própria tabela já indica que os jogos da 3ª rodada, contra o Coelho, e da 10ª rodada, contra o Galo, serão nos estádios de Belo Horizonte. Venda de campo? Inversão de campo? Para evitar contestações, FMF, TV e clubes trataram de colocar o combinado no Regulamento Específico da Competição. (Confira o anexo com o regulamento completo do Estadual Mineiro 2016!)

"Art. 37 - Na 1ª fase, não será permitida a inversão de mando de campo, ainda que haja pedido ou aceitação dos dois clubes envolvidos.

§ 1º - Por inversão de mando de campo entende-se um clube, constando como mandante na tabela de jogos divulgada, jogar na casa do adversário, e vice versa.

§ 2º - Por casa do adversário entende-se o estádio informado no Conselho Técnico como local de mando de campo (art. 20, caput) e/ou a cidade onde manda seus jogos.

§ 3º - A regra do caput não se aplica aos clássicos, os quais podem ocorrer em quaisquer estádios do Estado de Minas Gerais, bem como não se aplica ao Villa Nova Atlético Clube, na hipótese do art. 20, § 2º".

 Campeonato Mineiro 2016 mantém a fórmula de disputa, mas libera inversão de campo e jogos às 11 horas!Reprodução / FMFCampeonato Mineiro 2016 mantém a fórmula de disputa, mas libera inversão de campo e jogos às 11 horas!
Além do "jeitinho mineiro" para burlar a inversão do mando de campo, o Mineiro 2016 ainda terá jogos às 11 horas e durante o horário de verão. Se no Brasileirão tal prática foi vetada no horário de verão por causa do calor, no Mineiro está liberado. O primeiro jogo neste horário será entre Boa Esporte e Tricordiano, em Varginha.

Columbus Crew buscará seu segundo título na MLS Cup; Portland quer fazer história

MLS Cup, até aqui, contabiliza 11 títulos para os clubes da Conferência Oeste e oito para a turma da Leste

Leia a notícia completa
Em campo, o atual campeão Atlético Mineiro estreará, fora de casa, contra o Uberlândia, um dos clubes que conquistaram o acesso no Módulo II. O outro foi o Tricordiano que pegará o Guarani em casa. Já o Cruzeiro estreará diante do URT, em casa. O Campeonato Mineiro 2016 será aberto em 31 de janeiro.

Regulamento:
Os 12 clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os quatro primeiros colocados se classificarão para a próxima fase. Já os dois últimos colocados serão rebaixados.

Na semifinal e final, os clubes jogarão no sistema de mata-mata em jogos de ida e volta. O líder e o vice-líder da Primeira Fase poderão escolher se desejam jogar a primeira ou a segunda partida em casa nas semifinais. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, os donos da melhor campanha na Primeira Fase avançarão para a final.

Na final, o dono da melhor campanha também poderá escolher se deseja atuar o primeiro ou o segundo jogo em casa. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, o responsável pela melhor campanha será declarado campeão.

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool