Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017
Em 10 de janeiro de 2017 às 01:38

Chapecoense tem bons e maus exemplos entre os campeões da Sul-americana na Libertadores

Só um campeão da Copa Sul-americana faturou o título da Libertadores já no ano seguinte

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Santa Catarina - A Chapecoense irá estrear na Libertadores 2017 contra o também debutante Zulia em 7 de março, às 21h45 (horário de Brasília), no Estádio José Encarnación "Pachencho" Romero, em Maracaibo, na Venezuela. A Chape chega ao torneio respaldada pelo título na Copa Sul-americana, mas é preciso saber qual exemplo seguir ao longo da competição.

A CONMEBOL garantiu ao campeão da Copa Sul-americana uma vaga à Libertadores a partir da edição 2010. O argentino Independiente faturou o segundo torneio mais importante da América do Sul e esteve na Libertadores 2011. Os hermanos até despacharam o Deportivo Quito na Primeira Fase, mas caíram na fase de grupos que tinha LDU, Peñarol e Godoy Cruz.

No ano passado, o Santa Fe também decepcionou apesar da classificação ante o Oriente Petrolero na fase inicial. Os colombianos foram eliminados em um grupo com Corinthians, Cerro Porteño e Cobresal. Estes dois campeões da Copa Sul-americana não são exemplos para a Chapecoense. O clube brasileiro deverá se espelhar no River Plate.

Até hoje, apenas os Millionarios foram campeões da Libertadores um ano depois da conquista na Copa Sul-americana. É verdade que o clube argentino avançou na fase de grupos (Tigres, Juan Aurich e San Jose) com a pior campanha, mas esteve impecável no mata-mata. Boca Juniors, Cruzeiro, Guaraní e Tigres não foram páreos para o campeão River Plate.

No mata-mata!
A Universidad de Chile, por sua vez, chegou perto do título. Campeões da Copa Sul-americana em 2011, os chilenos se classificaram na Segunda Fase em um grupo com Atlético Nacional, Godoy Cruz e Peñarol. A Universidad de Chile ainda passou por Deportivo Quito e Libertad e só foi eliminado nas semifinais ante o Boca Juniors.

Em 2013, o São Paulo caiu diante do Atlético Mineiro nas oitavas de final. O Galo, aliás, já tinha sido rival do campeão da Copa Sul-americana na fase de grupos, assim como Arsenal e The Strongest. O Tricolor, na Primeira Fase, se livrou do Bolívar. Por fim, o Lanús chegou até as quartas de final, quando foi eliminado pelo Bolívar. Campeão da Sul-americana, em 2013, o Lanús despachou o Caracas, na Primeira Fase, e superou o grupo com Cerro Porteño, O'Higgins e Deportivo Cáli, além do Santos Laguna nas oitavas.

Agora, chegou a vez da Chapecoense tentar fazer história. Integrante do Grupo 7, a Chape ainda desafiará o próprio Lanús, da Argentina, e o Nacional, do Uruguai. Em 2017, o clube catarinense fará, ao menos, 70 jogos. Trabalho dobrado para o técnico Vágner Mancini.

 Técnico Vágner Mancini já começou os trabalhos de olho na longa temporada da Chapecoense!Chapecoense / Site OficialTécnico Vágner Mancini já começou os trabalhos de olho na longa temporada da Chapecoense!
Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Grêmio e, agora, Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
A Libertadores 2017 contará com 47 clubes. Na fase inicial, em mata-mata, seis representantes da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela se enfrentarão em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate. Em caso de igualdade, a decisão será nos pênaltis.

Rondoniense não terá rebaixamento e contará com Barcelona; Tabela e simulador no Sr. Goool

Campeonato Rondoniense começará em março e invadirá as Séries A, B, C e D do Brasileirão

Leia a notícia completa
Os três classificados avançarão para o segundo mata-mata que terá outros 13 clubes de todos os países da América do Sul. Novamente serão jogos de ida e volta no sistema de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate. Em caso de igualdade, a decisão será nos pênaltis.

Os oito classificados disputarão mais uma eliminatória no mesmo formato. Os quatro vencedores, finalmente, estarão na fase de grupos da Libertadores, enquanto os dois melhores entre os eliminados estarão na Copa Sul-americana.

Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Copa Sul-americana.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, será definido por sorteio. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.

Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.


Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2017 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2017 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool