Terça-feira, 27 de Outubro de 2020
Em 23 de setembro de 2020 às 08:39 - Atualizado em 23 de setembro de 2020 às 11:44

Bundesliga e a difícil missão de agradar torcedores e espectadores

Campeonato Alemão aposta em tecnologia para conquistar os amantes por futebol

da Redação -

São Paulo - A Bundesliga é disparada a competição com a maior média de público do futebol. No ano passado, mesmo com os jogos finais sem torcida por conta da pandemia do novo coronavírus, a marca chegou a 40.882 torcedores. Ainda assim, os dirigentes que controlam o Campeonato Alemão tentam melhorar e não só para quem está no estádio, mas também para quem acompanha os jogos pela TV.

É a difícil missão de agradar torcedores e telespectadores. E eles são muitos. A Bundesliga, no entanto, tem se saído bem. Não por acaso, foi premiada, em Las Vegas, pelo teste com tecnologia 5G durante um jogo entre Wolfsburg e Hoffenheim, em setembro passado, em parceria com a Vodafone. O futebol superou NBA (basquete) e WWE (luta livre).

"Um estádio com jogo importante da Bundesliga transfere 500 gigabytes de dados e, como a tendência é esse número crescer, a rede precisa ser fortalecida. Convidados puderam testar o protótipo do novo aplicativo que entrega também ao torcedor que está no jogo aquelas estatísticas avançadas em tempo real, como a Expectativa de Gols ou o quão rápido um jogador está correndo, contando com gráficos em realidade aumentada", explicou artigo da Betway, casa de apostas online.

Outra inovação da Bundesliga foi a transmissão, ao invés do 16:9, em formato 9:16, próprio para celular. Ou seja, os torcedores nos estádios tinham mais essa ferramenta para acompanhar a partida com direito a replay, cinco câmeras extras e informações adicionais.

"Acredito que cada liga precisa definir seu próprio caminho e o nosso foi reconhecer que sucesso é cíclico. Às vezes, você vence a Champions League, às vezes não. Como podemos nos tornar um pouco independentes desse ciclo? Outros clubes, outras ligas, fazem de maneiras diferentes. Outras ligas vendem patrocínio para suas marcas. Nós queremos manter a nossa limpa", disse o vice-presidente de inovação digital, Andreas Heyden, durante conversa exclusiva com o time da Betway.

 Bundesliga voltou a sair na frente das demais competições eliberou a presença de torcedores nas arquibancadas!Borussia Dortmund / DivulgaçãoBundesliga voltou a sair na frente das demais competições eliberou a presença de torcedores nas arquibancadas!
Na atual temporada, a Bundesliga voltou a sair na frente das demais competições e liberou a presença de torcedores nas arquibancadas, respeitando o protocolo de saúde. Os clubes ganharam o direito de colocar até 20% da capacidade dos seus estádios. Entre os nove jogos da 1ª rodada, sete contaram com torcedores nas arquibancadas e a média ficou em 6.418 pagantes. O total chegou a 44.923 fãs.

TV x estádio!
Há também algumas divergências entre os responsáveis pela Bundesliga e os representantes dos torcedores, mas nada que atrapalhe o esporte mais apaixonante  do planeta. Cada um tem sua visão, seja pró torcedores ou pró espectadores.

"O torcedor de TV é livre para fazer outras coisas. Se o jogo estiver chato, ele precisa de mais artifícios para continuar vendo. No estádio, temos 50.000 perspectivas diferentes. A TV precisa de cinco ou dez câmeras para imitar isso. Não me entenda errado. Inovação é parte do futebol. O jogo se desenvolve o tempo inteiro, mas, para o torcedor de estádio, é um evento social também. Encontramos amigos e vivemos nossos rituais. Fazemos mais do que apenas ver futebol e beber cerveja", diz Jost Peter, membro do conselho da Unsere Kurve (Nossa Curva), organização que reúne 21 grupos de torcedores e promove a cultura de arquibancada.

"Acho que todos têm direito à própria opinião. A visão dos torcedores nem sempre será a mesma da liga, mas estamos em diálogo. A questão é chegar a um meio-termo e acho que fazemos bem isso. Um estádio como o Dortmund, com a Muralha Amarela, permitir torcer em pé, beber álcool… somos muito diferentes de outras ligas", argumenta Heyden.

Mais Notícias

Webboom Estratégias Digitais - Aplicativos Mobile e Desenvolvimento Web " class="twitter-share-button"> 
 
© Copyright 2013 - 2020 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2020 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool