Sábado, 20 de Abril de 2024
 
Em 18 de janeiro de 2017 às 01:28

Brasileiros são praticamente perfeitos quando estão no mesmo grupo da Libertadores

Na temporada 2017, o Flamengo poderá ter a seu lado o Atlético Paranaense

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Quase nenhum técnico, jogador e até mesmo torcedor gosta de enfrentar um rival brasileiro logo na fase de grupos da Libertadores. Mas segundo levantamento do Sr. Goool, os brasucas não têm o que temer. O torneio sul-americano, desde 2005, teve grupos com dois clubes brasileiros em seis anos e sete oportunidades. Apenas uma vez, um clube nacional não avançou para o mata-mata. Em 2017, o Flamengo, no Grupo 4, poderá receber o Atlético Paranaense.

Esta vaga no Grupo 4, porém, começará a ser definida, na próxima segunda-feira, no jogo entre Deportivo Capiatá, do Paraguai, e Deportivo Táchira, da Venezuela. O vencedor desta partida enfrentará o Universitario, do Peru. Depois deste duelo, o classificado pegará Atlético Paranaense ou Millionarios, da Colômbia. O ganhador deste confronto, finalmente, estará no Grupo 4 ao lado de San Lorenzo, da Argentina, Universidad Católica, do Chile, e Flamengo.

 Argentino Conca é a grande novidade do Flamengo para a temporada 2017!Gilvan de Souza / FlamengoArgentino Conca é a grande novidade do Flamengo para a temporada 2017!
O Rubro-negro, aliás, já esteve em um grupo com rival brasileiro e do estado paranaense. Em 2007, o Flamengo pegou a primeira vaga, enquanto o Paraná avançou com a segunda melhor campanha. Dois anos depois, Sport e Palmeiras estiveram lado a lado no mesmo grupo e passaram às oitavas de final.

A Libertadores só voltou a ter brasileiros no mesmo grupo em 2012, quando Santos e Internacional se classificaram. Já em 2013 houve recorde. Atlético Mineiro e São Paulo ficaram em um grupo, enquanto Fluminense e Grêmio estiveram em outro grupo. Todos os quatro chegaram às oitavas de final. O mesmo aconteceu com os rivais paulistas Corinthians e São Paulo, em 2016.

A única exceção desta regra verde e amarela ocorreu em 2005. No primeiro ano em que a CONMEBOL adotou a Primeira Fase, popularmente chamada de Pré-Libertadores, Palmeiras e Santo André estiveram lado a lado e brigaram pela mesma vaga. O Verdão se classificou na vice-liderança do grupo com nove pontos, um a mais do que o clube do ABC Paulista. O Ramalhão é o único brasileiro que não deu sorte em um mesmo grupo com rival nacional.

Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Grêmio e, agora, Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
A Libertadores 2017 contará com 47 clubes. Na fase inicial, em mata-mata, seis representantes da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela se enfrentarão em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate. Em caso de igualdade, a decisão será nos pênaltis.

Paraibano tem a melhor média de público entre os Estaduais; Cariocão está na lanterna

Sr. Goool é o único site que acompanha os 27 Estaduais com tabela, classificação, ranking de público e renda, simulador e estatísticas

Leia a notícia completa
Os três classificados avançarão para o segundo mata-mata que terá outros 13 clubes de todos os países da América do Sul. Novamente serão jogos de ida e volta no sistema de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate. Em caso de igualdade, a decisão será nos pênaltis.

Os oito classificados disputarão mais uma eliminatória no mesmo formato. Os quatro vencedores, finalmente, estarão na fase de grupos da Libertadores, enquanto os dois melhores entre os eliminados estarão na Copa Sul-americana.

Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Copa Sul-americana.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão
.

Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.

Confira os anos em que clubes brasileiros estiveram no mesmo grupo da Libertadores:

*Classificados

2005 (Palmeiras* e Santo André)

2007 (Flamengo* e Paraná*)

2009 (Sport* e Palmeiras*)

2012 (Santos* e Internacional*)

2013 (Atlético Mineiro* e São Paulo*) (Fluminense* e Grêmio*)

2015 (Corinthians* e São Paulo*)

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool