Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
 
Em 19 de maio de 2017 às 00:00

Atlético Nacional repete Inter, LDU e San Lorenzo e cai na Fase de Grupos da Libertadores

Campeão em 2016, clube colombiano sofreu quatro derrotas em cinco jogos no Grupo 1

da Redação -

São Paulo - O Atlético Nacional, de 2005 para cá, é o quarto campeão eliminado ainda na Fase de Grupos no ano seguinte ao título da Libertadores. Na noite desta quinta-feira, o clube colombiano foi derrotado pelo Botafogo, por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e já não tem mais chances de chegar ao mata-mata. A queda precoce do El Verde Paisa repete as defesas de título de Internacional, LDU e San Lorenzo.

A tragédia, contudo, não foi nenhuma surpresa. Já era até anunciada. O Atlético Nacional começou a Libertadores 2017 com três derrotas seguidas. O atual campeão caiu ante Barcelona (2 a 1) e Estudiantes (1 a 0) fora de casa e para o Botafogo (2 a 0) diante da torcida. O primeiro triunfo aconteceu só no returno, por 4 a 1, sobre o Estudiantes, em Medellín. Mas a situação já era insustentável e o tropeço na Cidade Maravilhosa confirmou a queda com uma rodada de antecedência.

 Atlético Nacional voltou a tropeçar e acabou eliminado ainda na Fase de Grupos da Libertadores!Vitor Silva / BotafogoAtlético Nacional voltou a tropeçar e acabou eliminado ainda na Fase de Grupos da Libertadores!
O San Lorenzo havia sido o último campeão eliminado ainda na Fase de Grupos. Melhor clube da Libertadores 2014, o San Lorenzo parou no grupo em que tinha Corinthians, São Paulo e Danubio. A LDU, por sua vez, despediu-se do torneio logo de cara em 2009 e também em um grupo com dois brasucas (Sport e Palmeiras), além do Colo-Colo.

Falando em brasileiros, o Internacional foi o primeiro campeão eliminado na Fase de Grupos nesta nova era da Libertadores. Campeão em 2006, o Colorado não teve forças para superar o grupo com Vélez Sársfield, Nacional-URU e Emelec. Nem todos, porém, fizeram feio. É verdade que não houve bicampeão, mas o São Paulo ficou com o vice em 2006, enquanto Boca Juniors, em 2008, e Santos, em 2012, chegaram até a semifinal.

Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Grêmio e, agora, Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:

Altos faz história no Piauiense e entra para a lista de campeões inéditos nos Estaduais 2017

Itapemirim e Novo Hamburgo também conquistaram o primeiro título estadual nesta temporada

Leia a notícia completa
Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Copa Sul-americana.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, será definido por sorteio.

A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes.

A final novamente poderá ter confrontos entre clubes do mesmo país. Não haverá mais a obrigatoriedade de, na semifinal, rivais do mesmo país se enfrentarem. O chaveamento será definido por sorteio.

Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.

Confira o desempenho dos campeões da Libertadores no ano seguinte ao título:

2006

São Paulo (Vice-campeão)

2007

Internacional (Fase de Grupos)

2008

Boca Juniors-ARG (Semifinal)

2009

LDU-EQU (Fase de Grupos)

2010

Estudiantes-ARG (Quartas de final)

2011

Internacional (Oitavas de final)

2012

Santos (Semifinal)

2013

Corinthians (Oitavas de final)

2014

Atlético Mineiro (Oitavas de final)

2015

San Lorenzo-ARG (Fase de Grupos)

2016

River Plate-ARG (Oitavas de final)

2017

Atlético Nacional-COL (Fase de Grupos)

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool