Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
 
Em 26 de julho de 2016 às 16:42

Atlético Nacional ou Independiente vai encerrar segundo maior jejum na Libertadores

Nos últimos sete anos, torneio sul-americano só teve campeões da Argentina e do Brasil

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Argentina e Brasil podem ser as duas maiores potências da América do Sul, mas não são as únicas vozes. Não por acaso, a edição 2016 da Libertadores está sendo disputada entre o colombiano Atlético Nacional e o equatoriano Independiente. E o campeão, que será conhecido na próxima quarta-feira, às 21h45 (horário de Brasília), encerrará o segundo maior jejum do torneio. Seca de um vencedor que não seja argentino ou brasileiro.

 Atanasio Girardot, em Medellín, receberá a final da Libertadores entre Atlético Nacional e Independiente!CONMEBOL / DivulgaçãoAtanasio Girardot, em Medellín, receberá a final da Libertadores entre Atlético Nacional e Independiente!
Nas últimas sete temporadas houve quatro títulos verde e amarelo e três dos hermanos, atuais bicampeões. A Libertadores não tem um campeão diferente desde 2008, quando a LDU fez história e conquistou a América para o Equador. No século XXI, aliás, só LDU, o colombiano Once Caldas e o paraguaio Olímpia se meteram entre títulos argentinos e brasileiros.

A seca atual de sete anos iguala o período entre 1972 e 1978 com seis conquistas da Argentina e uma do Brasil. Coube ao Olímpia encerrar esta sequência. O maior domínio entre brasileiros e argentinos, contudo, ocorreu entre 1992 e 2001. Foram dez anos de supremacia dos maiores vencedores da América do Sul - seis títulos brasucas e quatro hermanos.

Finalistas!
Pela primeira vez na decisão, o Independiente se tornou o 42º finalista diferente da Libertadores. Já o Atlético Nacional foi campeão em 1989, mas amargou o vice em 1995. A Colômbia tem dois títulos - Once Caldas foi campeão em 2004 - e sete vices - quatro do América de Cali (1985, 1986, 1987 e 1996) e dois do Deportivo Cali (1978 e 1999). O Equador, por sua vez, é mais modesto. Os equatorianos comemoram a conquista da LDU em 2008 e ainda tiveram os vices do Barcelona (1990 e 1998).

Após empatar o primeiro jogo da final, no Equador, por 1 a 1, o Atlético Nacional chega com aproveitamento de 76,9%. São nove vitórias (cinco em casa e quatro fora), três empates (um como mandante e dois como visitante e apenas uma derrota longe da torcida, além de 24 gols a favor e seis contra. O Independiente, por sua vez, tem aproveitamento de 60%. São oito triunfos (seis em casa e dois fora), três empates (dois como mandante e um como visitante) e quatro derrotas longe da torcida, além de 20 tentos a favor e 14 contra.

Há tempos...
Argentina e Brasil não ficavam sem representantes na decisão do torneio sul-americano há 25 anos, segundo levantamento do Sr. Goool. Em 1991, a final da Libertadores teve Chile contra Paraguai. O Colo-Colo superou o Olímpia. Desde então, o torneio mais importante da América do Sul sempre contou, pelo menos, com um clube brasileiro ou argentino.

Antes do título do Colo-Colo em cima do Olímpia, o próprio Olímpia foi campeão, em 1990, diante do equatoriano Barcelona. Já em 1989, o Olímpia perdeu a final para o Atlético Nacional. Em toda a história da Libertadores, só houve outras três edições sem Argentina e Brasil na final - sempre com o Peñarol no lugar mais alto do pódio. Em 1960, o uruguaio Peñarol foi campeão em cima do Olímpia. Em 1982, os uruguaios superaram o chileno Cobreloa, enquanto o colombiano América de Cali foi a vítima em 1987.

Situação ainda pior!
Ainda de acordo com o levantamento do Sr. Goool, os brasileiros não ficavam fora da decisão por três temporadas seguidas desde o final da década de 80. Naquela oportunidade, aliás, foram sete edições sem o Brasil lutar diretamente pelo título no torneio sul-americano. O vice-campeonato do Grêmio em 1984 abriu a seca verde e amarela que só foi encerrada com a presença e o título do São Paulo em 1992.

Náutico tem a pior média de público de Roraima nas divisões do Brasileirão

Baré e Náutico disputaram a Série D e têm média inferior a mil pagantes

Leia a notícia completa
Os brasileiros ainda passaram por outros dois períodos de seca em finais da Libertadores. Entre o vice do Palmeiras em 1968 e o vice do São Paulo em 1974 foram cinco edições sem o país na decisão. E ainda teve quatro temporadas sem clube brasileiro na briga pelo título entre a volta olímpica do Santos em 1963 e o vice do Palmeiras em 1968. Para piorar, o Brasil não ficava sem título da Libertadores em três edições seguidas desde a sequência de 2007 (Boca Juniors), 2008 (LDU) e 2009 (Estudiantes).

Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.


Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool