Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
 
Em 11 de julho de 2013 às 15:07 - Atualizado em 11 de julho de 2013 às 15:40

Atlético Mineiro pode igualar façanha do rival Cruzeiro na Libertadores

Ao todo 15 clubes venceram a primeira final que disputaram no torneio mais importante da América do Sul

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Minas Gerais - Atlético Mineiro e Cruzeiro não se misturam. Os clubes preferem à distância por causa da rivalidade. Mas o Galo, em 2013, poderá igualar a façanha da Raposa em 1976. Naquela oportunidade, o Cruzeiro foi campeão em sua primeira final de Libertadores.

Finalista, Atlético Mineiro aposta no fator casa para ser campeão da Libertadores

Série invicta do Galo inclui jogos na Arena do Jacaré, Independência e Mineirão

Leia a notícia completa
Na quinta participação do torneio mais importante da América do Sul, o Atlético Mineiro alcançou a primeira final de sua história. Na última quarta-feira, o Galo derrotou o Newell's Old Boys, por 2 a 0, no tempo normal, e por 3 a 2 nos pênaltis. O adversário atleticano na decisão será o Olímpia.

O clube paraguaio, aliás, esteve no caminho do Cruzeiro em 76. A Raposa empatou, fora de casa, por 2 a 2, e venceu diante da torcida, por 4 a 1. Os dois jogos foram válidos pela fase de grupos. Na decisão, o Cruzeiro superou o River Plate para ser campeão pela primeira vez. O clube ainda obteve o segundo título sul-americano em 1997.

Outros...
Mas o Cruzeiro não é o único clube que venceu a primeira decisão de Libertadores que disputou. Ao todo são 15 clubes. O mais recente é o Corinthians. O Timão superou o Boca Juniors, em 2012, e faturou o título logo na primeira final em que esteve presente.

Santos, em 1962, Flamengo, em 1981, Grêmio, em 1983, e Vasco, em 1998, são os outros clubes brasileiros que já ostentaram aproveitamento de 100% nas finais da Libertadores. Novatos como Once Caldas-COL e LDU-EQU também se orgulham de tal feito. Os colombianos foram campeões em 2004, enquanto a LDU garantiu o título em 2008.

Mas também há clubes experientes na seleta lista. Maior vencedor da Libertadores com sete títulos, o Independiente venceu sua primeira final, em 1964. O mesmo aconteceu com o Peñarol - primeiro campeão da história do torneio, em 1960. O clube uruguaio soma cinco títulos, contra quatro do Estudiantes. O clube hermano está nesta lista com a conquista do título de 1968.

Já o Olímpia, dono de três títulos e pela sétima vez na final, não tem esta façanha em sua história. Paraguaios e brasileiros começarão a disputar o título de 2013, na próxima quarta-feira, às 21h50, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção.

 Ronaldinho Gaúcho e cia. podem fazer história e ainda igularem feito do rival Cruzeiro!
O jogo final, em 24 de julho, não poderá ser realizado no Estádio Independência, em Belo Horizonte, por causa de sua capacidade. O Atlético Mineiro levou a partida para o Mineirão. Mesmo assim, o Galo conta com um trunfo na manga. O clube mineiro ostenta 53 partidas sem derrota atuando como mandante. São inacreditáveis 43 vitórias e só dez empates. Aproveitamento de 87,42%.

Campeões!
Na galeria de conquistas, a Argentina lidera com folga e 22 títulos. O Brasil soma 16, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians - atual campeão -, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Confira os clubes que venceram a primeira final de Libertadores:

1960 (Peñarol-URU)
1962 (Santos)
1964 (Independiente-ARG)
1967 (Racing Club-ARG)
1968 (Estudiantes-ARG)
1976 (Cruzeiro)
1981 (Flamengo)
1983 (Grêmio)
1985 (Argentinos Juniors-ARG)
1989 (Atlético Nacional-COL)
1994 (Vélez Sarsfield-ARG)
1998 (Vasco)
2004 (Once Caldas-COL)
2008 (LDU-EQU)
2012 (Corinthians)

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool