Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
 
Em 19 de dezembro de 2014 às 10:13 - Atualizado em 19 de dezembro de 2014 às 18:56

América do Sul poderá igualar número de títulos da Europa no Mundial

Europeus e sul-americanos estiveram frente a frente em 51 das 54 finais do Mundial

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Europa e América do Sul, pela 51ª vez, vão decidir o título do Mundial de Clubes. Neste sábado, em Marrakech, no Marrocos, às 17h30 (horário de Brasília), Real Madrid e San Lorenzo decidirão qual clube é o dono do planeta. Levando em conta as três fases da competição, os europeus têm vantagem sobre os sul-americanos. A diferença surgiu após a criação do Mundial de Clubes organizado pela FIFA.

Nesta nova fase do torneio, a Europa contabiliza seis títulos, contra quatro da América do Sul. O atual campeão é o Bayern de Munique, da Alemanha. Sem falar que a Europa esteve na final em 53 edições do torneio mundial. A exceção foi o Mundial de 2000, quando Corinthians e Vasco decidiram o título. Em 2000, aliás, foram dois campeões mundiais. Um vencido pelo Timão e o outro pelo Boca Juniors em cima do Real Madrid.

A América do Sul, por sua vez, derrapou em duas oportunidades - ambas com clubes brasileiros. Em 2010, o Internacional foi eliminado pelo Mazembe, da República Democrática do Congo, nas semifinais. O clube africano, porém, sucumbiu diante da Internazionale na decisão. Já na temporada passada, o Atlético Mineiro perdeu do Raja, do Marrocos. Na decisão, o título ficou com o Bayern de Munique.

 Argentina pode virar recordista de títulos do Mundial, enquanto Real Madrid pode igualar o feito do Milan!
Contabilizando o Mundial de Clubes, o Mundial Interclubes e a Taça Intercontinental, a Europa ostenta 27 títulos, sendo nove da Itália, seis da Espanha, quatro da Alemanha, três da Holanda, dois da Inglaterra e de Portugal e um da Iugoslávia.

Estádio Mané Garrincha vive situação delicada com falta de jogos, público e renda

Estádio candango tem tudo para se transformar em mais um Elefante Branco no futebol brasileiro

Leia a notícia completa
A América do Sul, por sua vez, tem 26 títulos. Se os sul-americanos estão atrás dos europeus por causa de uma conquista, a América do Sul - pelo menos - tem o país recordista de títulos. O Brasil já dominou o mundo em dez oportunidades, uma a mais do que a Argentina. O Uruguai foi campeão seis vezes, enquanto o Paraguai triunfou em uma oportunidade.

Em relação aos clubes, porém, a Europa conta com o líder. O Milan contabiliza quatro títulos. O clube italiano poderá ganhar a companhia do Real Madrid, caso os merengues vençam o San Lorenzo na decisão desta temporada. O Real Madrid já foi campeão em 1960, 1998 e 2002.

Bayern de Munique, Internazionale, São Paulo, Boca Juniors, Nacional e Peñarol também ostentam três títulos cada. Corinthians, Barcelona, Manchester United, Porto, Juventus, Ajax, Independiente e Santos têm duas conquistas cada. A lista com título engloba Internacional, Borussia Dortmund, Vélez Sarsfield, Estrela Vermelha, River Plate, Grêmio, Flamengo, Olímpia, Atlético de Madrid, Feyenoord, Estudiantes e Racing Club.

O texto foi atualizado no segundo parágrafo. Ao contrário da afirmação anterior, a Europa não decidiu todas as finais do torneio mundial. Os europeus ficaram de fora da decisão de 2000, na primeira edição organizada pela FIFA. Fica o agradecimento ao torcedor internauta Rubens Alexandre de Arruda pelo alerta.

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool